sábado, 28 de março de 2009

PERGUNTA QUE SEU CÃO FARIA AO VETERINÁRIO (Se ele falasse...):

Meu traseiro me irrita. Tento lambê-lo e algumas vezes esfregá-lo na grama, e isso ajuda. Estou com hemorróidas?

Os humanos têm hemorróidas; os cães sofrem de desconforto na glândula ad-anal. São parecidas apenas no fato de que ambas são irritantes, apesar de os cães poderem aliviar-se e tratar-se de maneiras para as quais as pessoas não estão anatomicamente equipadas.

As glândulas ad-anais são parte do sistema de marcação territorial do cão. Após evacuar, a glândula ad-anal de um cão é espremida e descarregada sobre as excretas, marcando-as com seu odor único e característico. Algumas raças como os spaniels e os dachshunds, têm glândulas mal colocadas anatomicamente, que não se esvaziam regularmente. Quando ficam cheias elas irritam, de forma que um cão as esvazia lambendo e arrastando o traseiro.

A descarga tem um cheiro fortemente característico que as pessoas acham desagradável. Quando as glândulas ad-anais infeccionam, em vez de produzir a secreção da glândula enchem-se de pus e até os cães consideram esse odor fétido, desagradável. A descarga algumas vezes tem manchas de sangue e os cães passam partes cada vez maiores do dia cuidando de seu traseiro. Quando isso acontece as glândulas devem ser lavadas pelo veterinário com uma solução antibiótica. Algumas vezes, quando as glândulas ad-anais provocam irritação crônica, são removidas cirurgicamente. Para prevenir a ocorrência de infecção os veterinários podem mostrar às pessoas como elas podem ajudar os cães espremendo-as, em vez de contar apenas com as lambidas e fricções do cão para esvaziar as glândulas irritadas.

Fonte:

FOGLE, Bruce.100 perguntas que seu cão faria ao veterinário (se ele pudesse falar...).
Trad: MARQUES, Maria de Fátima; ilustrado por Michele Iacocca. São Paulo: Nobel. 2002.
Problemas de saúde com seu Pet? Procure sempre orientação veterinária.

2 comentários:

  1. por favor poderia me indicar onde posso adotar um cachorriho...eh para meu filho...meu meru rhy.an@hotmail.com..obrigada

    ResponderExcluir
  2. Hiro, antes da indicação, precisamos saber aonde vc mora..

    ResponderExcluir