segunda-feira, 23 de março de 2009

Verme do Coração / Filária.

Transmitido através de picadas de mosquitos, esta doença pode levar o seu cão à morte se não for tratada a tempo. Saiba como prevenir-se. Os mosquitos são um praga tanto para as pessoas quanto para os pets. Um picada sua pode transmitir a larva que causa a "dirofilariose canina", ou a doença conhecida como "verme do coração", que pode levar o animal à morte se não for tratada a tempo. No Japão chama-se "Filária" (フィラリア). A doença é conhecida como verme do coração porque o parasita se aloja no lado direito do coração e nas artérias pulmonares e pode chegar a medir até 25 cm. Os sintomas são cansaço, respiração difícil, tosse crônica, apatia e barriga d'água. O cão conviver com o parasita a vida toda ou pode morrer de um a dois anos após o contágio. Há como prevenir a doença através da injestão de drogas, na maioria das vezes mensalmente e durante a vida toda, que matam os vermes na fase larval, antes que se desenvolvam. Estas drogas devem ser recetadas por veterinários. A incidência dessa doença é maior nas regiões quentes, especialmente em cidades litorânes, onde o clima favorece a propagação de mosquitos, mas há registros da doença nas grandes cidades. Caso a doença seja diagnosticada, o tratamento é rápido e feito através da aplicação de uma injeção na coluna do cão. Os gatos também podem ser contaminados. A doença tem cura se for constatado que não há lesões no coração. Nesta época do ano, de calor, é preciso estar mais atento. Evite levar o seu animal para viajar sem prevenir-se contra essa e outras pragas. Posse responsável é um ato de amor.

7 comentários:

  1. O meu cão não tem nenhum desses sintomas, mas no exame de sangue apareceu a doença. Há chance de cura? Ele tem dez anos e é um dalmata lindo e forte. Apesar da idade é brincalhão e ativo.
    Essa doença pode passar para os humanos? O que devemos fazer? Fazer algum exame de sangue especifico para diagnósticar se temos ou não, tb essa doença? Obrigada e aguardo retorno. Meu e-mail é patcaram@ig.com.br

    ResponderExcluir
  2. assim como patcaram, meu cao tambem foi dito com essa doenca porem nao ocorre nenhum dos sintomas na mesma, eh uma Setter Irlandesa de 7 anos e ainda sim muito brincalhona, por favor o q eu posso fazer?

    contato:pedro_roco_@live.com

    ResponderExcluir
  3. Pedro, o que recomendo é vc ir em outro veterinário para um novo exame e diagnóstico.
    Infelizmente esta doença geralmente não apresenta sintomas no início.
    Quando os sintomas aparecem já é tarde demais.
    Pelo que sei não à cura, mas com remédios pode-se controlá-la.
    Boa sorte e espero realmente que o exame esteja errado.
    Abraxos.

    ResponderExcluir
  4. Exactamente assim. O meu cao nao tinha sintomas que os vets defendem e no entanto tinha a doença, alias, tem, porque como bem disse n tem cura, mas sim controlável. Fica caro e temos que estar sempre atentos.
    Cumprimentos Mria

    ResponderExcluir
  5. Maria,

    que pena que seu pequeno pegou esta doença...
    Mas, ele tem sorte, pois você tem condições de manter o tratamento.
    Infelizmente não são todas as pessoas que conseguem...
    Obrigado por ter comentado, compartilhado conosco.
    Abraxos.

    ResponderExcluir
  6. Ola.
    Comprei um cachorrinho da raça Papillon, com pedigree e com 2 meses, agora esta com 6 meses e a uns 3 dias atrás, de vez em quando começou a tossir engasgado, pesquisando na net descobri que possivelmente é filaria, na pesquisa achei este blog contendo uma excelente matéria sobre “filaria”,.
    O meu Skipper já recebeu algumas vacinas, o veterinário dele marcou agora para o inicio de abril a vacina anti “filaria”, segunda feira, 02/04/2012 vou levar ele no veterinário pra vacinar e ver se a tosse é um sintoma da doença, espero que não, gostaria de levar meu Skipper hoje, mas é domingo e a clinica veterinária esta fechada.
    Muito obrigado por compartilhar a excelente matéria sobre filaria.
    Gostaria de falar sobre alguns contratempos que tive referente ao atendimento veterinário aqui no Japão, o veterinário atual é nota 10, mas já tive problemas com péssimo veterinário (bandido).
    Em tempo, o Skipper tem web site, http://www.skipper.net.co, por favor visite e cometem.

    ResponderExcluir
  7. Tenho um Beagle e ele tomou o remédio para filaria na sexta e hoje saio um verme nas fezes,ainda nw seio que eh mas vou levá-lo amanhã no veterinário !!
    Ele tem quatro meses

    ResponderExcluir