sábado, 28 de março de 2009

OS ANIMAIS POSSUEM ESPÍRITO?

No Livro dos Espíritos, Allan Kardec também fez essa pergunta aos espíritos e a reposta foi SIM. Vejamos.

A questão número 597 do Livro dos Espíritos fala que os animais possuem um princípio independente da matéria e que sobrevive ao corpo. Sendo porém, inferior ao espírito do homem.. Também a questão número 600, fala em "O Espírito do animal... "

No entanto, não estaria referida Obra se contradizendo, quando na questão de número 23 afirma que o espírito é o princípio inteligente do universo? Porém, o que é princípio senão o início, o ponto de partida?

Não demonstram os animais, esse princípio de inteligência?

E mesmo entre os homens não há graus diferentes de inteligência?

A inteligência revela-se por atos voluntários, refletidos, premeditados, combinados, segundo a oportunidade das circunstâncias.

Um animal carnívoro, ao alimentar-se de carne age por instinto.Porém, os cuidados que toma para abater sua presa, são atos de inteligência. ( A Gênese - O instinto e a inteligência )

É pacífica a capacidade que muitos animais possuem de aprender coisas novas, de reagir diante de situações inesperadas, e julgar o que está acontecendo a sua volta. Não são raros os relatos e até mesmo notícias nos meios de comunicação de feitos de animais domésticos, como por exemplo, o socorro ao dono diante de um perigo. Seria por isso a comum expressão " Parece gente" ??

Finalmente, o Livro dos Espíritos, na questão 604-A, diz que a inteligência é uma propriedade comum, um ponto de encontro entre a alma dosanimais e a do homem, tendo porém aqueles apenas a da vida material e o homem também a da vida moral.

Possuindo os animais espírito, como é sua vida no plano espiritual?

Eles reencarnam?

Após o desencarne, o espírito do animal conserva a sua individualidade, porém ele não tem consciência de si mesmo. Eles ficam um pequeno espaço de tempono plano espiritual, a não ser que sejam utilizados por Espíritos para algum trabalho.

Os animais não possuem livre arbítrio, não podem escolher a espécie em que querem reencarnar e não têm tempo de entrar em contato com outras criaturas.

( O Livro dos Espíritos ) Em nossa literatura espírita, diversos são os relatos sobre os animais no plano espiritual, vejamos alguns...

André Luis conta-nos sobre cães, muares e aves de corpos volumosos queauxiliam no resgate de irmãos na zona do Umbral.

" Os cães facilitam o trabalho, os muares suportam cargas pacientemente e fornecem calor... e as aves ( chamadas de íbis viajores ) devoram formas mentais odiosas e perversas, entrando em luta franca com as trevas umbralinas" ( Nosso lar)

No livro "Os Mensageiros", André Luis descreve aves horripilantesno Umbral e também um belo carro puxado por dois soberbos cavalos brancos.

Irvênia Prada, no livro "A questão espiritual dos animais" conta um episódio interessante em que Divaldo Pereira Franco vê o espírito de um cachorro que pertencia a presidenta de um centro em Mato Grosso do Sul.

Os Animais Evoluem?

Mais uma vez os espíritos respondem SIM a uma questão de kardec.
"Eles progridem, porém pela força das coisas, e não por sua própria
vontade. Para eles não há expiação, embora não estejam isentos da dor. Porém, o sofrimento, não tem por única finalidade resgatar um débito, mas também para o amadurecimento, a obtenção de recursos para o crescimento.

Ainda, os animais desenvolvem vínculos afetivos entre si e com o homem, e se você já possuiu um animal de estimação tem a prova concreta disso. Muito há para conhecermos sobre os reinos mineral, vegetal e animal...

mas finalizaremos esse nosso estudo, com os ensinamentos de Emmanuel: Os animais possuem diante do tempo, um porvir de fecundas realizações, através de numerosas experiências chegarão, um dia, ao chamado reino hominal, como, por nossa vez, alcançaremos, no escoar dos milênios, a situação de angelitude. A escala do progresso é sublime e infinita.

Bibliografia

Animais Nossos Irmãos - Eurípedes Kühl
A Questão Espiritual dos Animais - Irvênia Prada
O Consolador - Emmanuel ( Francisco Cândido Xavier)
Nosso Lar - André Luis ( Francisco Cândido Xavier)
Os Mensageiros - André Luis ( Francisco Cândido Xavier)
O Livro dos Espíritos - Allan Kardec
A Gênese - Allan Kardec
23:01 | Exibir trackbacks (0) | Incluir no blog

2 comentários: