segunda-feira, 23 de março de 2009

O seu cão entende a palavra “não”?

Quantas vezes você disse “não!” para o seu cachorro e ele fingiu que não era com ele??? Para quase todos os donos, essa é a parte mais complicada na hora de educar o bicho de estimação: fazer com que ele entenda que algumas atitudes não são permitidas.
Neste artigo você vai aprender como ensinar ao seu cão o significado da palavra “Não”.

Santa paciência

Antes de mais nada, é importante dizer que este treino exige muita paciência, principalmente naqueles momentos que o cão parece querer tirar a gente do sério...Gritar, espernear ou dar sermão no cachorro são atitudes que estressam os proprietários e não adiantam de nada.

Não tô entendendo...

Se você passa o dia inteiro dizendo para o cão “Não suba no sofá!”, “Não faça isso!”, “Não faça aquilo”, pode estar criando um big problema.
O cão não entende porque está levando um monte de broncas e acaba se acostumando com elas. Em pouco tempo, a palavra “não” não terá mais efeito nenhum.

A importância do fracasso

Se você quer mesmo que o seu cachorro aprenda e respeite o significado da palavra “não”, é importantíssimo que ele fracasse sempre na tentativa de fazer alguma coisa errada.
Inclusive esse é um ótimo exercício de paciência e persistência pra você: se o cachorro te vencer pelo cansaço, o treinamento vai por água abaixo! Lembre-se: só há vontade de tentar se há chance de conseguir e seu cão sabe muito bem disso!
Portanto, não abra exceções: se o cachorro não deve subir no sofá, então não deixe que ele o faça em hipótese alguma! Se durante o exercício você permitir que o cão suba no móvel uma única vez, ele vai entender que sempre existe uma possibilidade de conseguir o que quer.

Na prática

Existem vários exercícios práticos que podem te ajudar a ensinar para o cão o significado da palavra “não”.
Um deles é bem simples: coloque um petisco no chão, pode ser um biscoito, bem na frente do cachorro, e diga “não!” sempre que ele tentar pegar a guloseima. Certifique-se que ele não conseguirá, de jeito nenhum, pegar a recompensa. Para isso, você pode usar uma guia ou se conseguir, impedi-lo com a própria mão.
Faça o exercício várias vezes. Sempre que o cão te respeitar e não manifestar nenhuma intenção de roubar o biscoito, recompense-o pelo comportamento certo com carinhos e petiscos.
Também há algumas situações que nos permitem praticar ainda mais o exercício do “não” no dia a dia. Por exemplo: quando seu cachorro pula em você pra tentar roubar os biscoitos que estão na sua mão antes de oferecê-los pra ele. Nesse caso, chegue bem perto do cão e faça aquela festa. Se ele pular, diga “não!” e vire-se de costas imediatamente. Repita a ação toda vez que o cachorro pular em você nessas circunstâncias. Mas, atenção: não se esqueça de recompensá-lo todas as vezes que ele agir da maneira correta.

2 comentários:

  1. Ola Wilson!
    Nos sentimos honrados pelos elogios e reconhecimento do nosso "trabalho", porque, na verdade, tudo não passa de um grande prazer, visto que,SOMOS LOUCOS POR ANIMAIS!!!

    :o)))

    Seu blog também é muito legal, curti várias matérias. O importante disso tudo, é sempre a informação.

    Abraços da equipe do Ajude os Bichos!

    Jussara

    ResponderExcluir
  2. Oi Jussara!
    Acredito que então estejamos juntos nesse "trabalho".
    É muito importante ajudar esses pequeninos.
    Abraxos

    ResponderExcluir