quinta-feira, 19 de março de 2009

Vídeos mostram o Japão como ele não é.

Japoneses brincam com o estereótipo da cultura do próprio país e produzem curtas repletos de ironia.
Funcionários americanos da empresa Japan Culture Lab, localizada em Los Angeles (EUA), são enviados ao Japão como representantes de um projeto de pesquisa sobre a cultura japonesa. Hábitos alimentares, costumes e tudo o que aprendem e vivenciam em território nipônico é filmado. As imagens são levadas de volta ao Estados Unidos para então apresentar o Japão aos americanos.
Tudo mentira. A história totalmente fictícia é somente parte do trabalho da Namikibashi, dupla formada por um publicitário e um comediante que se uniram para criar curtas para satirizar o estereótipo japonês mostrado nos filmes hollywoodianos. O resultado são vídeos que mostram realmente aspectos da cultura japonesa, mas com pitadas de sarcasmo, ironia e comédia. Origami (dobraduras de papel), Natsuyasumi (férias de verão), Onigiri (bolinhos de arroz), Ocha (chá) são alguns dos temas escolhidos retratados.

O publicitário é Junji Kojima, famoso por produzir comerciais para a tevê japonesa e videoclipes, e o comediante é Kentaro Kobayashi, que forma com Jin Katagiri a dupla Rahmens.

Kojima comentou que muitas vezes a imagem do Japão mostrada nos filmes americanos é errônea. "Tem que aparecer um lutador de sumô ou uma gueixa. Se tem o Monte Fuji, tem que passar o trem-bala embaixo", ironizou.

Ele também explicou que as apresentações da dupla Rahmens estão sempre ligadas com jogos de palavras que só têm graça para os japoneses. Foi aí que tiveram a idéia de passar o que há de engraçado nas piadas da dupla através de imagens que pudessem ser facilmente compreendidas pelos estrangeiros também. O tema escolhido foi o "Japão".

Outra face da moeda

Kojima e Kobayashi se revelaram grande admiradores da cultura japonesa. Por isso, por trás das piadas e do tema escolhido por eles há a intenção de alertar os conterrâneos de que eles mesmos estão se esquecendo da própria cultura. O diretor lamenta que muitos hábitos e costumes tipicamente japoneses estão se perdendo com o tempo. "Muita coisa está se ocidentalizando", disse. "Gostaríamos que os japoneses que vissem estas imagens refletissem sobre isso e resgatassem a cultura do passado", completou.

Festivais

Os curtas produzidos pela dupla hoje são um sucesso no YouTube, o site que permite a seus usuários carregar, assistir e compartilhar imagens em formato digital gratuitamente. Só o vídeo Sushi já foi assistido mais de 300 mil vezes. Um dos fãs chegou a incluir uma legenda em inglês nos vídeos antes de publicar no site as imagens que eram originariamente do DVD. Mas antes mesmo de entrar na internet, o trabalho da dupla já fazia sucesso.

A intenção deles era levar os curtas produzidos para os festivais de cinemas realizados em vários países. O primeiro foi o Resfest, nos Estados Unidos, em 2003. No festival americano, eles foram escolhidos para participar do World Tour (Viagem ao Redor do Mundo) e com isso, o curta Sushi foi apresentado em quatro cidades americanas, São Francisco, Los Angeles, Boston e Nova York, e de lá seguiu viagem para mais 20 cidades espalhadas pelo mundo.

No ano seguinte, eles participaram do mesmo festival mas com o vídeo Danjo Koosai (relacionamento amoroso). O vídeo foi um sucesso em todas as cidades por onde passou e, aclamado pelo público, faturou o primeiro prêmio em um festival, o Audience Choice Award. A partir daí os vídeos da Namikibashi que mostravam, mesmo que ironicamente, um pouco da cultura nipônica foram exibidos em diversos festivais de cinema no mundo inteiro.

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