Japoneses brincam com o estereótipo da cultura do próprio país e produzem curtas repletos de ironia.
Funcionários americanos da empresa Japan Culture Lab, localizada em Los Angeles (EUA), são enviados ao Japão como representantes de um projeto de pesquisa sobre a cultura japonesa. Hábitos alimentares, costumes e tudo o que aprendem e vivenciam em território nipônico é filmado. As imagens são levadas de volta ao Estados Unidos para então apresentar o Japão aos americanos.
Tudo mentira. A história totalmente fictícia é somente parte do trabalho da Namikibashi, dupla formada por um publicitário e um comediante que se uniram para criar curtas para satirizar o estereótipo japonês mostrado nos filmes hollywoodianos. O resultado são vídeos que mostram realmente aspectos da cultura japonesa, mas com pitadas de sarcasmo, ironia e comédia. Origami (dobraduras de papel), Natsuyasumi (férias de verão), Onigiri (bolinhos de arroz), Ocha (chá) são alguns dos temas escolhidos retratados.
O publicitário é Junji Kojima, famoso por produzir comerciais para a tevê japonesa e videoclipes, e o comediante é Kentaro Kobayashi, que forma com Jin Katagiri a dupla Rahmens.
Kojima comentou que muitas vezes a imagem do Japão mostrada nos filmes americanos é errônea. "Tem que aparecer um lutador de sumô ou uma gueixa. Se tem o Monte Fuji, tem que passar o trem-bala embaixo", ironizou.
Ele também explicou que as apresentações da dupla Rahmens estão sempre ligadas com jogos de palavras que só têm graça para os japoneses. Foi aí que tiveram a idéia de passar o que há de engraçado nas piadas da dupla através de imagens que pudessem ser facilmente compreendidas pelos estrangeiros também. O tema escolhido foi o "Japão".
Outra face da moeda
Kojima e Kobayashi se revelaram grande admiradores da cultura japonesa. Por isso, por trás das piadas e do tema escolhido por eles há a intenção de alertar os conterrâneos de que eles mesmos estão se esquecendo da própria cultura. O diretor lamenta que muitos hábitos e costumes tipicamente japoneses estão se perdendo com o tempo. "Muita coisa está se ocidentalizando", disse. "Gostaríamos que os japoneses que vissem estas imagens refletissem sobre isso e resgatassem a cultura do passado", completou.
Festivais
Os curtas produzidos pela dupla hoje são um sucesso no YouTube, o site que permite a seus usuários carregar, assistir e compartilhar imagens em formato digital gratuitamente. Só o vídeo Sushi já foi assistido mais de 300 mil vezes. Um dos fãs chegou a incluir uma legenda em inglês nos vídeos antes de publicar no site as imagens que eram originariamente do DVD. Mas antes mesmo de entrar na internet, o trabalho da dupla já fazia sucesso.
A intenção deles era levar os curtas produzidos para os festivais de cinemas realizados em vários países. O primeiro foi o Resfest, nos Estados Unidos, em 2003. No festival americano, eles foram escolhidos para participar do World Tour (Viagem ao Redor do Mundo) e com isso, o curta Sushi foi apresentado em quatro cidades americanas, São Francisco, Los Angeles, Boston e Nova York, e de lá seguiu viagem para mais 20 cidades espalhadas pelo mundo.
No ano seguinte, eles participaram do mesmo festival mas com o vídeo Danjo Koosai (relacionamento amoroso). O vídeo foi um sucesso em todas as cidades por onde passou e, aclamado pelo público, faturou o primeiro prêmio em um festival, o Audience Choice Award. A partir daí os vídeos da Namikibashi que mostravam, mesmo que ironicamente, um pouco da cultura nipônica foram exibidos em diversos festivais de cinema no mundo inteiro.
Funcionários americanos da empresa Japan Culture Lab, localizada em Los Angeles (EUA), são enviados ao Japão como representantes de um projeto de pesquisa sobre a cultura japonesa. Hábitos alimentares, costumes e tudo o que aprendem e vivenciam em território nipônico é filmado. As imagens são levadas de volta ao Estados Unidos para então apresentar o Japão aos americanos.
Tudo mentira. A história totalmente fictícia é somente parte do trabalho da Namikibashi, dupla formada por um publicitário e um comediante que se uniram para criar curtas para satirizar o estereótipo japonês mostrado nos filmes hollywoodianos. O resultado são vídeos que mostram realmente aspectos da cultura japonesa, mas com pitadas de sarcasmo, ironia e comédia. Origami (dobraduras de papel), Natsuyasumi (férias de verão), Onigiri (bolinhos de arroz), Ocha (chá) são alguns dos temas escolhidos retratados.
O publicitário é Junji Kojima, famoso por produzir comerciais para a tevê japonesa e videoclipes, e o comediante é Kentaro Kobayashi, que forma com Jin Katagiri a dupla Rahmens.
Kojima comentou que muitas vezes a imagem do Japão mostrada nos filmes americanos é errônea. "Tem que aparecer um lutador de sumô ou uma gueixa. Se tem o Monte Fuji, tem que passar o trem-bala embaixo", ironizou.
Ele também explicou que as apresentações da dupla Rahmens estão sempre ligadas com jogos de palavras que só têm graça para os japoneses. Foi aí que tiveram a idéia de passar o que há de engraçado nas piadas da dupla através de imagens que pudessem ser facilmente compreendidas pelos estrangeiros também. O tema escolhido foi o "Japão".
Outra face da moeda
Kojima e Kobayashi se revelaram grande admiradores da cultura japonesa. Por isso, por trás das piadas e do tema escolhido por eles há a intenção de alertar os conterrâneos de que eles mesmos estão se esquecendo da própria cultura. O diretor lamenta que muitos hábitos e costumes tipicamente japoneses estão se perdendo com o tempo. "Muita coisa está se ocidentalizando", disse. "Gostaríamos que os japoneses que vissem estas imagens refletissem sobre isso e resgatassem a cultura do passado", completou.
Festivais
Os curtas produzidos pela dupla hoje são um sucesso no YouTube, o site que permite a seus usuários carregar, assistir e compartilhar imagens em formato digital gratuitamente. Só o vídeo Sushi já foi assistido mais de 300 mil vezes. Um dos fãs chegou a incluir uma legenda em inglês nos vídeos antes de publicar no site as imagens que eram originariamente do DVD. Mas antes mesmo de entrar na internet, o trabalho da dupla já fazia sucesso.
A intenção deles era levar os curtas produzidos para os festivais de cinemas realizados em vários países. O primeiro foi o Resfest, nos Estados Unidos, em 2003. No festival americano, eles foram escolhidos para participar do World Tour (Viagem ao Redor do Mundo) e com isso, o curta Sushi foi apresentado em quatro cidades americanas, São Francisco, Los Angeles, Boston e Nova York, e de lá seguiu viagem para mais 20 cidades espalhadas pelo mundo.
No ano seguinte, eles participaram do mesmo festival mas com o vídeo Danjo Koosai (relacionamento amoroso). O vídeo foi um sucesso em todas as cidades por onde passou e, aclamado pelo público, faturou o primeiro prêmio em um festival, o Audience Choice Award. A partir daí os vídeos da Namikibashi que mostravam, mesmo que ironicamente, um pouco da cultura nipônica foram exibidos em diversos festivais de cinema no mundo inteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário