quarta-feira, 18 de março de 2009

Hambúrguer sem pão vira moda em lanchonetes de SP



Em algumas receitas, carboidrato cede lugar a folhas de acelga. Segundo comerciantes, cliente come sanduíche sem culpa.



Foto: Divulgação
Chip´s Hamburgueria usa folhas de acelga no lugar do pão em x-salada

Hambúrguer e pão. Foi assim que tudo começou na história do sanduíche que se tornaria um dos mais populares do mundo. Mas como quase toda história muda, nesse caso o carboidrato acabou levando a pior e lanchonetes de São Paulo têm aderido à nova tendência do lanche sem massa.
No lugar das duas fatias de pão, folhas de acelga. Foi com essa nova “fórmula” que o cheese salada do Chip’s Burguer, na Zona Norte da capital, conseguiu atingir o posto de quinto sanduíche mais vendido da casa. Isso em um cardápio de dezenas de sanduíches, segundo Tony Martim, um dos sócios da lanchonete.
“Uma cliente nossa disse que havia comido um sanduíche só de salada, sem pão, em outro lugar. Ela falou para gente como era e disse que queria comer aquilo aqui. Ela gostava de cheese salada, mas dizia que pão engordava muito”, conta Martim.

'Sem culpa'

Outros clientes começaram a perguntar que sanduíche era aquele servido a uma cliente específica e, em pouco tempo, o “green burguer” teve que entrar no cardápio da casa. “Acho que vende porque as pessoas querem comer um lanche, mas sem tanta culpa. Querem algo que engorde menos”, afirma.
A receita de alface, tomate, queijo prato e 130 gramas de hambúrguer de carne bovina envoltos em duas folhas de acelga é sucesso no lugar a pouco mais de um mês, “mas não deve sair mais do nosso cardápio”, afirma Martim.
Do outro lado da cidade, na Zona Sul, o hambúrguer sem pão também está entre os mais pedidos no horário do almoço na Matriz Hamburgueria. No local, existem pelo menos três opções de hambúrguer sem pão: picanha, fraldinha – que podem ou não ser grelhados – e cheese bacalhau.



Foto: Divulgação
Matriz Hamburgueria serve x-bacalhau acompanhado de buquê de folhas e batatas sauté

“Normalmente de segunda a quinta-feira, principalmente no horário do almoço, as pessoas preferem pedir o sanduíche sem pão. Entre meus hambúrgueres tenho esse de picanha. São 160 gramas de picanha sem nenhuma outra carne misturada. Tem muito sabor e as pessoas pedem só ele com algum acompanhamento”, diz Débora Damin, chef e uma das sócias da casa. “De segunda a quinta, às vezes, os pedidos só de hambúrguer no prato, sem pão, chegam a até 60%”, afirma.

Cheese bacalhau com folhas

A nova aposta da casa é o cheese bacalhau, que tanto pode ser servido no pão, como sozinho em um prato batizado pela chef de “Do Porto”: 130 gramas de hambúrguer de bacalhau com uma cobertura de queijo prato, servido com buquê de folhas, batata sauté e maionese de limão. A receita é bem caseira. "Na verdade, eu fazia na minha casa como bolinho de bacalhau. Quando eu vim para cá (para o Matriz), queria colocar alguma coisa de peixe no cardápio, mas tinha medo por ser muito perecível. Aí lembrei desse bolinho que meus amigos gostam tanto”, conta Débora. Há mais de um ano, a receita sem pão é uma das mais vendidas da casa.
“As pessoas sabem que hoje em dia o conceito de fast food é diferente. Não tem aquela idéia de comida que engorda. Elas colocam o hambúrguer no prato e fica uma coisa mais leve de comer. Tiram o carboidrato e depois podem até compensar com, se quiserem, um milk-shake”, conclui.

Equilíbrio

Para o nutricionista Luís Ricardo de Souza Alves, que orienta esportistas, trocar o pão pela acelga não significa necessariamente que o sanduíche seja mais benéfico à saúde.“Depende da situação. Cortar o pão pode ser muito benéfico, mas também pode ser muito ruim. A gente precisa dos carboidratos que têm no pão. Esses carboidratos ajudam a produzir alguns hormônios no corpo. Se você corta este tipo de alimento, algumas pessoas tendem a ficar mais irritadiças. Não é tão simples assim”, disse. No caso de atletas e crianças, por exemplo, é fundamental ingerir calorias, como as fornecidas pelos carboidratos. “Quem quer emagrecer obviamente tem de cortar algumas calorias. Mas tem de fazer de forma equilibrada. Não pode simplesmente cortar um determinado tipo de alimento e colocar outro no lugar. É preciso equilibrar a alimentação, mesmo cortando calorias”, explicou. O sanduíche por si só é um alimento considerado equlibrado, segundo o nutricionista, desde que forneça todos os nutrientes necessários ao corpo. “Porque fornece carboidratos do pão, proteína da carne, e fibras, vitaminas e minerais dos vegetais. Para quem trabalha o dia inteiro e depois malha na academia, o ideal seria comer o pão e a acelga, além de melhorar a qualidade da carne. Trocar o hambúrguer por uma carne branca, por exemplo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário