domingo, 3 de outubro de 2010

Origem do Jogo de Cartas

ORIGEM DO BARALHO

A verdadeira origem do baralho, assim como a da maioria dos jogos de cartas hoje conhecidos, permanece um tanto quanto misteriosa, dizem, os historiadores, que as primeiras cartas surgiram no século X antes de Cristo, no Oriente Médio, outros pesquisadores preferem a versão de que a invenção, na verdade, ocorreu na China, a pedido do imperador Sehum-Ho que deseja presentear uma de suas namoradas.

O fato é que a invenção do baralho, pode ser atribuída a diversos povos, porém os chineses, os egípcios, os árabes e os indianos certamente estão entre os primeiros povos a usar as cartas.

Ao que tudo indica, as cartas, no início eram usadas com fins religiosos e de adivinhação do futuro, o fato é que no século XVI foram introduzidas na Europa pelos árabes, e os europeus, no século seguinte, se encarregaram de espalha-los pelo resto do mundo.

A trajetória dos baralhos e dos jogos de cartas pelo mundo é muito fascinante e esta história é escrita todos os dias em mesas espalhadas pelo mundo todo e agora, também, pelo computador que esta ajudando a difundir ainda mais os jogos de cartas.

A ORIGEM DOS NAIPES

Segundo historiadores, e estudiosos, dos jogos de cartas, os soldados árabes que, em determinado momento da história da civilização, invadiram o sul da Itália no século XIV, praticavam um jogo chamado naib, que aparentemente originou a palavra naipe.

Nem sempre os baralhos tiveram as configurações de naipes como hoje conhecemos, na Índia antiga, por exemplo, os naipes eram em número de 10, cada naipe representava uma das encarnações da divindade Vishnu.

Quando foi introduzido na Europa, pelos árabes, o naipes já eram 04: taças, moedas, espadas e bastões (ainda hoje o chamado baralho espanhol usa estes naipes).

Com a popularização crescente dos jogos de cartas, alguns países europeus, como a França, Itália e Espanha, passaram a usar os naipes que hoje são utilizados no mundo todo: paus, ouros, espadas e copas e, embora, em alguns lugares, como na Alemanha, os naipes fossem diferentes o uso dos naipes utilizados na França, Itália e Espanha acabou por prevalecer e se tornar padrão mundial.

A padronização dos naipes foi fator preponderante para a disseminação dos jogos de cartas pelo mundo, pois abriu a possibilidade da criação de novos jogos e a adaptação e modernização de outros que estavam esquecidos pelos jogadores.

Apesar da padronização dos naipes ainda existem países com baralhos de naipes diferentes, como, por exemplo, o Japão, onde um jogo, o HANAFUDA, é jogado com um baralho de 12 naipes.

TIPOS DE BARALHOS

O baralho comum tem 52 cartas divididas em 04 naipes numerados de 02 a 10 e mais as cartas chamadas de figuras: o rei, a rainha, o valete e o ás.

O Tarô, que foi o primeiro baralho fabricado na Europa, mais precisamente na Itália, permanece até hoje com 22 cartas, sendo 21 numeradas em algarismos romanos e a 22 a. que representava a liberdade e era chamada de il matto(o louco), essa carta foi ao que tudo indica a origem dos atuais curingas.

O baralho espanhol, e o italiano, tinham 40 cartas que até hoje são usadas para se jogar truco ou escopa.

Na Alemanha surgiu o baralho de 36 cartas que hoje, no Brasil, é usado para se jogar o pôquer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário