sábado, 29 de maio de 2010

Japoneses querem base lunar com robôs até 2025


Enjoou da Terra? Que tal passar as férias nas colônias lunares? Essa idéia de ficção pode ser tornar realidade em breve, ao menos para os robôs humanóides. O Japão anunciou que planeja construir uma base na Lua e colonizá-la com robôs humanóides até 2025.

A idéia do governo japonês faz parte de um plano que tem 20 anos de duração, batizado de JAXA Vision 2025. Segundo Keiji Tachikawa, presidente da agência espacial japonesa, o país ajudaria na construção da base lunar utilizando avançadas tecnologias robóticas, enquanto versões adaptadas de robôs humanóides atuais – como o Honda Asimo e o Sony Qrio – poderiam trabalhar no ambiente hostil, no lugar dos astronautas.

O custo do projeto total será em torno de US$ 2 bilhões e a primeira etapa está prevista para ser terminada em 2020. O projeto inicial pertencia a NASA, que previa uma estação em Marte, mas a agência americana vem enfrentando problemas financeiros e técnicos e acabou engavetando o projeto. Enquanto os americanos aposentam seus ônibus espaciais, os japoneses se preparam para dominar o mundo. Hm… o mundo não, por enquanto só a Lua.

Fonte: http://www.fayerwayer.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário