quinta-feira, 6 de maio de 2010

Como manter a saúde dos pets no calor


Verão é tempo de passeios ao ar livre, mas a estação também causa sérios problemas respiratórios e de pele nos animais

Com a temperatura frequentemente elevada, não são apenas os humanos que sofrem. Seja qual for seu animal de estimação, é certo que o calorão incomoda e pode matar espécies mais sensíveis como pássaros. Eles geralmente não passam muito bem com temperaturas acima de 30º C.

Os primeiros sinais de hipertermia (temperatura anormal), que pode causar edema pulmonar, parada cardíaca e até a morte, são alterações na cor do bico e asas das aves. Uma boa saída para o problema, é não deixar a gaiola ao sol entre as 9h até às 18h. Os animais também apreciam uma banheirinha com água fresca para brincar e tomar banho.

Os cães, apesar de mais resistentes, também sofrem com o calor, isso porque eles não suam. Eles liberam o ar quente pela respiração, mas nem sempre isso é suficiente. Quando com hipertemia, os animais apresentam uma respiração ofegante, falta de ar e corpo quente.

Para evitar o problema, os passeios ao ar livre no início da manhã ou a partir do fim da tarde são indicados. A aplicação de protetor solar também é importante, principalmente nas orelhas, focinho e barriga. Vale lembrar que a incidência de câncer de pele é maior entre os cães de pelagem branca, logo, exigem um fator maior de proteção.

Os gatos, famosos por passar horas a fio expostos ao sol, devem ser protegidos com uma boa dose de protetor solar. Isso porque eles apresentam uma predisposição maior que à dos cachorros de contrair câncer de pele.

Os simpáticos e ativos roedores não podem ficar de fora e também exigem cuidados. É terminantemente proibido deixá-los ao sol. Temperaturas acima de 26ºC já incomodam Hamsters e Furões. Um bom truque para driblar o calorão é colocar na gaiola uma garrafa cheia de água congelada, enrolada em uma toalha leve. Isso porque o animal tem o costume de se esfregar nela para se refrescar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário