sábado, 29 de maio de 2010

Novo material pode criar DVD com 25TB


Um grupo de cientistas japoneses anunciou ter descoberto um material sintético que é constituído por uma nova forma de cristais de óxido de titânio. A descoberta já seria interessante por si só, mas eles descobriram que esse material pode usado para criar discos com capacidade mil vezes maior que um disco de Blu-ray. Só para se ter uma idéia, é como todas as temporadas de Lost num disco só.
O disco seria envolvido pela substância criando uma película negra de metal, capaz de conduzir eletricidade. Quando atingida por luz, como as utilizadas para leitura de unidades óticas, o material se transforma em um semicondutor. Assim, a própria luz funcionaria como “ON/OFF” para o armazenamento dos dados.
De acordo com Shin-ichi Ohkoshi, líder da equipe, o material muda de cor com a presença de luz, essas cores então refletem a luz de forma diferente, e é essa diferença que pode ser usada para armazenar novos conjuntos de informação.
O custo do material é baixíssimo, mas Ohkoshi não soube estimar quando o produto será fabricado em escala comercial. Não foi dito se os aparelhos de Blu-ray já existentes terão capacidade para ler esses novos discos. Será que as empresas fabricantes dos leitores de Blu-ray ficaram felizes com essa nova descoberta?
Fonte: http://www.fayerwayer.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário