quarta-feira, 26 de maio de 2010

Descanse em paz, Phoenix Mars Lander


Em um anúncio triste, mas esperado, a sonda Phoenix foi declarada definitivamente morta pela agência espacial norte-americana.

A sonda partiu da Terra em 2007 e chegou no planeta vermelho em Maio de 2008, onde permaneceu funcionando até Novembro do mesmo ano, quase dois meses depois de já ter terminado sua missão inicial. Depois disto o contato com ela foi perdido, devido à chegada do rigoroso inverno marciano. O equipamento não havia sido projetado para suportar as condições serveras da região, mas ainda havia esperanças que ela poderia retomar o contato com a Terra.

Estas esperanças terminaram com a chegada destas imagens feitas pela Odyssey. Elas mostram o local de descanso da Phoenix em 2008, antes da chegada do inverno, à esquerda e o mesmo local hoje, à direita. Os painéis solares que energizam a sonda, antes brilhantes e reluzentes são agora apenas uma mancha escura. Certamente não resistiram ao peso de centenas de quilos de gelo sobre eles e se quebraram. Com isto, qualquer chance de contato com a Phoenix deixa de existir.

Os milhões de dados coletados pela sonda durante sua missão ainda são estudados pelos cientistas na Terra e podem ne ensinar mais sobre a geologia do nosso planeta vizinho, o que nos ajuda a entender melhor o nosso próprio planeta.

Fonte: http://www.fayerwayer.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário