Recentemente, um estudo realizado pela Universidade de Oxford levantou uma polêmica envolvendo a inteligência de cães e gatos. Os cientistas alegaram que os cachorros, por serem mais sociáveis, são mais inteligentes que os bichanos. A declaração acabou causando revolta nos especialistas em felinos, que obviamente, discordam da descoberta.
Segundo o jornal inglês Telegraph a veterinária Beth Skillings, do setor de clínica veterinária de felinos da Cats Protection, declarou que os bichanos são extremamente inteligentes graças aos seus ancestrais selvagens. “Diferente dos cães, os gatos são espertos o suficiente para caçar sozinhos e não precisam depender dos demais para sobreviver”.
A veterinária explica ainda que por eles serem caçadores solitários os gatos desenvolveram seu raciocínio e formas próprias de comunicação. “Eles usam um sistema de comunicação baseado no cheiro, sendo capazes de deixar mensagens para si e para outros gatos, sem entrar em contato com outros rastros, evitando assim possíveis conflitos”.
Adaptando esse comportamento adquirido com os ancestrais os gatos domésticos tornaram-se especialistas em lidar com seus donos. “Utilizando os miados, ronronados e olhar de dó os bichanos conseguem manipular seus donos a fim de conseguirem mais comida”. A veterinária explicou ainda que os gatos são tão inteligentes que podem ser, inclusive, adestrados.
Para finalizar, a especialista afirma que a inteligência dos gatos não pode ser disputada com a dos cães. “Eles já foram reverenciados como deuses no Antigo Egito e não se esqueceram disso. Ao contrário dos cães, eles continuam apreciando sua independência”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário