quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Incidente entre as Coreias pode virar guerra?


Desde a década de 1950, as Coreias do Norte e do Sul estabeleceram um cessar fogo entre ambas, mas nunca assinaram um tratado de paz -estão, portanto, ainda em guerra. O equilíbrio entre o lado capitalista e o comunista sempre foi sensível, inclusive com alguns ataques de lado a lado.

A Coreia do Sul relatou, na madrugada do dia 23, ter sido atacada pela Coreia do Norte, incidente que resultou na morte de 2 militares e 15 feridos, cinco deles em estado grave. A Coreia do Norte alega que foram os sul-coreanos quem atacaram primeiro. O lado capitalista admitiu que fazia exercícios perto da fronteira, na ilha de Yeonpyeong -habitada por cerca de 1000 habitantes, disputada pelas duas Coreias e que já registrou incidentes no passado-, mas negou ter atacado o lado comunista.

A comunidade internacional demonstra preocupação, ainda mais porque foi recentemente revelado que a Coreia do Norte teria construído novas e avançadas instalações nucleares, que permitiriam ao país aumentar seu arsenal atômico. Além disso, os comunistas preparam a sucessão do ditador Kim Jong-Il, que já indicou seu jovem filho para seu lugar, e ninguém sabe ao certo qual é a real situação política interna do país.

Por outro lado, Estados Unidos e China são os grandes avalistas, respectivamente, dos lados capitalista e comunista, e não há interesse das duas potências na escalada bélica na região.

Incidente entre as Coreias pode acabar em guerra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário