sábado, 27 de novembro de 2010

Complexo e Criativo - Hayao Miyazaki


O diretor Japonês Hayao Miyazaki é um estranho no ninho no mundo da animação - enquanto estúdios de vários paises utilizam a tecnologia de ponta na confecção de suas produções, ele se mantém fiel ao estilo antigo, feito à mão, quadro a quadro.
E, como prova de que a sensibilidade ainda é uma qualidade especialmente humana, ele é autor de pequenas obras-primas, como "Poyo - Uma Amizade que Veio do Mar", já disponível em DVD e Blu Ray.
Miyazaki é venerado até mesmo pelos defensores da computação gráfica. O motivo é que, além da técnica artesanal, ele é dono de uma imaginação exuberante. Basta lembrar seus trabalhos anteriores, "O Castelo Animado" e "A Viagem de Chihiro".


Ponyo é uma peixinha encontrada por um menino no mar, que logo se transforma em uma menina. Isso, porém, modifica o equilibrio do mundo e a garota acaba resgatada pelo pai, um feiticeiro que controla o oceano.
Mais que uma mera história infantil, Ponyo trata de temas complexos como a relação familiar e o equilíbrio ecológico do planeta. As cores exuberantes, no entanto, aliviam assuntos que, nos pincéis de outro artista, soariam áridos.

Texto: Ubiratan Brasil/AE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário