sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Existem cães e gatos gêmeos?


por Yuri Vasconcelos


Sim. Da mesma forma que acontece com nós, humanos, gatos, cachorros e demais mamíferos também podem ser gêmeos idênticos. "Mas é muito difícil saber quando isso ocorre", afirma o veterinário Gelson Genaro, da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto (SP). "Como os filhotes de uma mesma ninhada costumam ser muito parecidos, seria preciso fazer um teste de DNA para comprovar se entre eles há dois que são gêmeos." Para que dois deles sejam gêmeos univitelinos, é preciso que tenham origem em um mesmo óvulo. Esse óvulo, durante o processo de divisão celular, acaba formando dois embriões com o mesmo material genético, gerando filhotes iguaizinhos - é o mesmo processo que dá origem aos gêmeos humanos. Apesar das semelhanças com a gravidez humana, as cachorras e gatas são bem mais "precoces". As gatas e cadelas já têm seu primeiro cio entre o sexto e o oitavo mês de vida - depois, o ciclo se repete aproximadamente de seis em seis meses para as cadelas e em um período um pouco menor para as gatas. Mas o aparelho reprodutivo das bichinhas só estará completamente formado a partir do terceiro cio, quando elas estão 100% prontas para ser mães (apesar de já poderem procriar no primeiro cio). A gravidez de cadelas e gatas também é bem mais curta que a humana: dura de 57 a 62 dias para cadelas, e entre 56 e 71 dias para gatas.

Filhote pra cachorro

Fecundação de cadelas e gatas é mais "produtiva" que a humana.

GRAVIDEZ HUMANA

Geralmente, a mulher libera apenas um óvulo a cada período fértil, e só um espermatozóide vence a corrida para fecundá-lo. Nove meses depois, todo mundo sabe o que acontece

FECUNDAÇÃO MÚLTIPLA

As cadelas e as gatas liberam mais de um oócito (célula reprodutiva feminina desses animais) a cada período fértil - nas mulheres, isso pode acontecer, gerando os gêmeos fraternos, mas é raro. Isso explica o nascimento de um balaio de gatinhos de uma só vez. E eles podem até ser filhos de pais diferentes!

GÊMEOS IDÊNTICOS

Assim como acontece quando nascem gêmeos humanos, os gêmeos idênticos de gatos e cachorros são gerados quando um oócito, fecundado por um espermatozóide, se divide em dois embriões, que compartilham o material genético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário