sábado, 20 de novembro de 2010

Cão quase extinto reaparece na Coreia do Sul

Famosos por espantar maus espíritos e serem extremamente leais aos donos, os cães da raça Sapsaree já estiveram à beira da extinção. Originários da Coreia do Sul os cachorros foram praticamente dizimados durante a invasão japonesa em terras sul coreanas entre os anos de 1910 e 1945. De acordo com a agência Reuters o exército do Japão matou milhares de cães para retirar sua pelagem e fazer casacos para suportar o rigoroso inverno na Guerra da Manchúria.

Felizmente, a raça tem sido recuperada aos poucos graças aos esforços de um grupo de geneticistas. O número de cães da raça chegou a ser reduzido a apenas oito durante os anos 80, mas o professor Ha Ji-Hong, da Universidade Nacional Kyungpook, tem se empenhado para melhorar essa realidade.

"A possibilidade do Sapsaree ser extinto para sempre foi um choque e me acordou para o desafio de reviver a raça," afirmou o geneticista à agência de notícias. A partir de uma mistura de técnicas avançadas de genética com reprodução tradicional, ele conseguiu tirar a raça do risco de extinção.

Primeiro, Ha Ji-Hong conseguiu desenvolver uma população de 50 a 100 exemplares e nos cinco anos seguintes o número já alcança surpreendentes 500 cães reprodutores. De temperamento dócil e companheiro, o Sapsaree, que também é conhecido como Sapsali, foi reconhecido em 1992 pelo governo sul coreano como tesouro nacional.

4 comentários:

  1. Eu achei maravilhosa sua preocupação com os cachorrinhos eles são muito importante, peço á Deus que abençõe vocês poderosamente grata Holanda jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Holanda,

      obrigado pelo carinho.
      Faço uma pequena parte, quem dera poder ajudar mais esses seres de Luz!!!
      Abraxos

      Excluir
  2. Esse homem é um anjo de luz que Deus enviou para mostrar que ainda existem esperanças, que ainda existem pessoas de bem tentando reviver e recuperar tais esperanças. Amei o cãozinho!!! Aqui na Amazônia deveriam ter mais pessoas assim, tentando reviver e recuperar espécies nativas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente com suas palavras e digo mais, esses pequeninos são lindo demais!!! rs

      Excluir