quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O Que é Valorização do Iene? Que Tipo de Problemas Isso Causa?

Com o avanço da valorização do iene, a cotação do dólar chegou ao nível de 84 ienes em um determinado momento. A valorização a esse patamar ocorre pela primeira vez nesses últimos 15 anos.
Levando em consideração esse fato, muitas pessoas receiam que a economia se torne pior.

Mas, por que está surgindo essa preocupação?

--------------------------------------------------------------------------------

A valorização significa que a moeda japonesa está mais forte que uma moeda estrangeira, como, por exemplo, o dólar dos Estados Unidos.

Suponhamos que um caramelo é vendido por 1 dólar nos Estados Unidos. Para comprá-lo, os japoneses devem adquirir, em primeiro lugar, dólares, trocando moedas japonesas.

Por exemplo, se um dólar custa 100 ienes, pode-se comprar um caramelo por 100 ienes.
Porém, se o dólar custar 50 ienes, com 100 ienes, será possível comprar duas balas, iguais àquela citada no exemplo anterior.

O fato de “um dólar, que custava 100 ienes, passar a custar 50 ienes” soa como se o valor do iene tivesse caído, mas, na verdade, o valor do iene subiu.

Então, a esse fenômeno se chama "valorização do iene".

--------------------------------------------------------------------------------

Agora, vamos pensar no mecanismo que define o valor das moedas, tais como o iene ou dólar.
Esse valor é definido através das negociações no mercado financeiro, onde as instituições financeiras cambiam moedas.

Por exemplo, quando muitos bancos querem comprar ienes no mercado financeiro, eles tentam adquirir a moeda japonesa de qualquer forma, mesmo pagando mais dólares.
Ao contrário, quando são poucos os bancos que desejam comprar ienes, eles pagam menos dólares, provocando a desvalorização do iene.

Como vimos, no mercado financeiro, valorizam-se as moedas com maior popularidade.

--------------------------------------------------------------------------------

E se uma determinada moeda se valoriza, as atenções se voltam para ela. Esse fato faz com que se pense que a valorização do iene não seja um fato negativo.
Porém, a valorização demasiada resulta em problemas.

Vamos ver no caso de exportação de produtos. Por exemplo, suponhamos que uma empresa japonesa vende carros de 10 mil dólares aos Estados Unidos. Quando um dólar custa 100 ienes, essa empresa ganha 1 milhão de ienes.
Contudo, se um dólar custar 85 ienes, a renda será de 850 mil ienes, ou seja, haverá uma redução de 150 mil ienes na renda. Devido ao avanço da valorização do iene, as rendas diminuem mesmo que se fabriquem e vendam os produtos sem nenhuma modificação.
Porém, se o preço aumentar, as vendas de carros nos Estados Unidos poderão cair.

Ou seja, se a valorização do iene avançar demasiadamente ou continuar por longo tempo, é possível que as empresas exportadoras sofram redução nas rendas, causando diminuição dos salários dos trabalhadores no Japão ou demissão dos mesmos.

O Japão desfruta rendas vendendo produtos feitos para o exterior, ou seja, através da exportação dos mesmos.
A valorização do iene vai piorar a situação da sociedade, causando vários problemas, tais como o aumento no número de pessoas desempregadas ou a recessão econômica.

--------------------------------------------------------------------------------

Atualmente, a situação econômica se encontra fraca, tanto nos Estados Unidos como nos países da Europa. Dizem que esses países tentam ganhar lucros através de exportações para melhorar a situação.

Para esses países obterem lucros através de exportações, podem aproveitar a valorização do iene, uma vez que a moeda do próprio país é desvalorizada.

Se eles pensarem desse modo, é possível que a valorização do iene possa avançar ainda mais ou continuar por um longo período.

Para que a economia japonesa não piore, esperamos que o governo nacional tome medidas adequadas através de suficientes considerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário