sábado, 7 de julho de 2012

Os Cavalos às Pintas Existiram Mesmo


A investigação, que foi publicada na Proceedings of the National Academy of Sciences, mostra evidências de que estes cavalos com padrões semelhantes a leopardos viveram entre os seres humanos há cerca de 25 mil anos.

Para o efeito, os cientistas analisaram o ADN de fósseis de 31 cavalos com 20 a 22 mil anos, recolhidos em toda a Europa desde a Sibéria à Península Ibérica. Seis desses cavalos tinham no seu ADN uma mutação que torna as pelagens pintalgadas. Dos restantes 25 fósseis, 18 eram castanhos e 6 eram pretos. Isto não só prova a existência dos cavalos às pintas, como demonstra que eles nem eram raros.

Atualmente existe de facto uma variedade de cavalos com esta característica, mas é resultado da seleção artificial induzida pelos criadores de cavalos. Por esse motivo e também por falta de evidências científicas até este momento, acreditou-se que as pinturas rupestres que representavam cavalos às pintas tinham algum tipo de natureza simbólica, não correspondendo à realidade dos animais daquele tempo.

“A arte das cavernas é mais realista do que muitas vezes é sugerido” afirma o co-autor do estudo Arne Ludwig. No entanto, outros investigadores alertam que apesar dos cavalos com pintas terem de facto existido, como comprova o estudo, isso não significa que as pinturas rupestres que os representam não continuem a ter uma vertente simbólica associada aos mesmos. Uma das particularidades que aponta nesse sentido, é que essas pintas, por vezes, aparecem fora do corpo do cavalo e à sua volta, pelo que os desenhos, apesar de mostrarem um animal real, não eram em si puramente realistas.

Fonte: http://www.mundodosanimais.pt/noticias/

Seguidores, visitantes, amigos, amigas, deixe seu comentário dizendo se gostou ou não de nossa postagem. Sua opinião é muito importante para Nós.  Ajude-nos a fazer um blog melhor. Obrigado. Abraxos.

6 comentários:

  1. Muito interessante esta pesquisa e nos mostra que conhecemos pouco das coisas da natureza.O mundo animal,então,ainda nos reserva muitas surpresas.

    Obrigada pela partilha,amigo!
    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leninha,

      com certeza, muitos mistérios ainda para serem desvendados e muitos seres ainda para serem descobertos...
      Beijos

      Excluir
  2. É fantastico, não sei como pinturas assim resistiram ao tempo. Que sorte, assim temos a oportunidade de saber um pouco sobre um passado tao distante.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente eu também não sei.
      Quando estive no Egito, vi num templo algumas pinturas originais...
      É incrível mesmo.
      Beijos

      Excluir
  3. Que interessante!!
    Tem muita coisa boa no seu blog...mais do que eu dou conta de ler, rsrs. Parabéns!!
    bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!!!
      Rs
      Obrigado pelas visitas e comentários mesmo, de verdade.
      Beijocas

      Excluir