sexta-feira, 6 de julho de 2012

Celecantos podem viver mais de 100 anos


Um novo estudo revelou que os celacantos podem viver 100 anos ou mais, mais um dado a acrescentar aos factos curiosos desta peculiar espécie de peixe, que até há relativamente pouco tempo se pensava extinta, desde o tempo dos dinossauros.

Até 1938, ano em que apareceu um celacanto na costa africana, era consensual que esta espécie de peixe estava extinta há cerca de 65 milhões de anos, tendo desaparecido na extinção K-Pg que “varreu” os dinossauros deste planeta. Daí em diante, foram descobertas populações deste “fóssil vivo” nos oceanos Índico e Pacífico, no entanto não haviam dados sobre a quantidade de celacantos existentes, se as populações estavam de algum modo interligadas ou sequer como os celacantos se reproduzem e dão à luz.

Num estudo que demorou 21 anos a ser concluído, os cientistas puderam observar que apenas 3 ou 4 celacantos morrem a cada ano (excluindo a interferência do homem). Esses celacantos eram “substituídos” por 3 ou 4 novos indivíduos que surgiam aparentemente do nada. Através de uma sonda numa fêmea grávida, os cientistas acreditam que os celacantos dão à luz em águas mais profundas.

As muito baixas taxas de mortalidade destes peixes levam os cientistas a estimar que os celacantos possam viver cerca de 103 anos de idade, não estando no entanto imunes aos “estragos” da idade avançada.

Mais informação (em inglês):


Fonte: http://www.mundodosanimais.pt/noticias/

Seguidores, visitantes, amigos, amigas, deixe seu comentário dizendo se gostou ou não de nossa postagem. Sua opinião é muito importante para Nós.  Ajude-nos a fazer um blog melhor. Obrigado. Abraxos.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Legal né Si?!
      Eu não sabia nada sobre esse ser e quando vi esta reportagem tive que trazer para cá!!!
      Beijos

      Excluir