quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Plantas que Curam: Chá Verde


Descrição : Planta da família das Theaceae. Chá verde é um tipo de chá feito à partir da infusão da erva Camellia sinensis. É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas do chá preto. Algumas outras ervas são vendidas a título de chá verde, porém o verdadeiro chá verde é o feito a partir da erva Camellia sinensis.
Muito popular na China e no Japão, há pouco tempo começou a ser consumido com maior freqüencia no ocidente, tradicional consumidor de chá preto, devido tanto a uma tendência orientalista, quanto às propriedades anti-oxidantes a ela atribuídas.
ção do chá verde difere um pouco dos chás tradicionais. A água não deve estar fervendo, pois do contrário as folhas acabam sendo cozidas e proporcionando um gosto amargo à bebida. O tempo de infusão também não deve ser maior que 3 minutos. Também conhecida como chá, chá-da-índia, chá-preto, banchá; tea (inglês), té (espanhol), thé (francês), thè (italiano) e teestrauch (alemão).

Propriedades : Estudos indicam que o chá verde é rico em substâncias antioxidantes, chamadas polifenóis, que evitam a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que degeneram as células, auxiliando, por exemplo, no combate ao câncer e ao envelhecimento.
O chá verde também é rico em tanino que faz diminuir as taxas do LDL (colesterol ruim) e fortalece as artérias e veias favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias. Possui bioflavonóides e catequinas: substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.

Indicações : Combate os radicais livres, combate o câncer e o envelhecimento precoce, combate o colesterol ruim e previne doenças circulatórias. Controlar diarréia, diminuir o risco de cárie, dor de dente, eliminar gorduras, emagrecimento, estomatites, ajudar na digestão, ajudar a dilatar os brônquios, melhorar a respiração dos asmáticos, inibir ensima associada ao desenvolvimento de tumores de intestino, esôfago, pulmão e pele, proteger a parede do intestino, abaixar o índice do colesterol, fortalecer o coração, ajudar em tratamentos de gripes e resfriados, previnir derrame e a formação de pedras na vesícula e nos rins, normalizar a função da tireóide, regenerar a pele, rins.

Principios Ativo : Taninos, polifenóis, bioflavonóides e catequinas. flúor, catecinas, alcalóides, óleo essencial, bioflavanóides, teogalina, ácido ascacórbico, ácido gálico, ácido quinico, betacaroteno, tiamina (vitamina B1), riboflavina (B2), vitamina C, vitamina B6, ácido fólicotheanina, metixantinas, cafeína, carboidratos, tanino, minerais.

Parte utilizada: folhas e flores.
Modo de Usar : infusão de 3 minutos em agua morna.

Contra-indicações/cuidados:grávidas, crianças, pessoas com estômago sensível, com sistema cardiovascular debilitado, doenças renais e hipertireoidismo. Pode ocorrer hiperacidez, redução do apetite, prisão de ventre ou diarréia e irritação do aparelho digestivo

Efeitos colaterais: não encontrados na literatura consultada.Porêm nenhuma planta deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário