quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Plantas que Curam: Pepino.


Descrição : Da família das Cucurbitaceae. Também conhecida como concombre (francês), cucumber (inglês), cetriolo (italiano), gurke (alemão), pepino (espanhol). Planta anual, com hastes grossas e ramosas, rasteiras, angulares, que se espalham pelo terreno ou agarram em obstáculos com o auxílio de gravinhas. As folhas sào verdes-foscas, palmadas, com 3 a 5 lóbulos triangulares, acumnadas e dentadas, semelhantes às da parreira da uva. AS flores,d e cor amarela, sào unissexuadas, existindo flores masculinas e femiinas numa mesma palnta. O fruto é carnoso, tipo baga, de formato cilíndrico, de tamanho e cores variáveis de acordo com o cultivo, com eminências espiriformes e riscos claros. De acordo com o cultivo , os frutos podem ser verdes, amarelo-cloros ou rajados, e do tipo Aoday (japones), mercador comprido, mercador meio-comprido e pequeno. A reproduçào é feita por semeadura e os solos que lhe são favoráveis são areno-argilosos, bem drenados, férteis e fracamente ácidos. Extremamente sensível ao frio, desenvolve-se bem em regiòes temperadas, tropicais e equatoriais. A colheita começa geralmente, de 60 a 70 dias após a semeadura e prolonga-se por 3 ou 4 mezes.
Origem : Ásia tropical, tendo se disseminado por quase todos os países.
Modo de conservar : Os frutos, com as sementes, geralmente são consumidos frescos, bem verdes, quase sempre crus. Para seu uso deve ser retirada a substância amarga, que se encontra na polpa do pedúnculo. Assim, corte uma fatia perto do pedúculo e esfregue bem. Tore a casca no sentido da ponta para o pendúculo.

Princípios Ativos: vitaminas A, B, C e K, flúor, potássio, fósforo, cálcio, sódio, silício, enxofre, cloro, magnésio, ferro.

Propriedades medicinais: antiinflamatório, aperiente, calmante, digestivo, diurético, estimulante, refrescante, remineralizante, sedativo, sonifero, tônico.

Indicações: angina, artrite, cabelos, caspa, cobreiro, dor de garganta, dor de queimadura, menopausa, fígado, pele, picada de inseto, pressão arterial, problemas renais e cardiovasculares, gota, rins, reumatismo, rouquidão, ruga, unhas, vesícula.

Parte utilizada: frutos.

Contra-indicações/cuidados: não encontrados na literatura consultada. Porêm nenhuma planta deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.

Efeitos colaterais: não encontrados na literatura consultada.Porêm nenhuma planta deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.

Modo de usar:

Loção refrescante da pele seca, queimaduras de sol e rachaduras na pele : cooque 2 colheres de sopa de casca bem picadas em 1 xícara de chá de água . Leve ao fogo e deixe ferver até amolecer bem em um pilão. Coe em um pano e esprema o resíduo. Adicione ao líquido obtido o suco de 1 limão e 1 colher de sopa de glicerina. Misture bem, até adquirir uma consuistência pastosa. À noite, após a limpeza da pele, aplique nas partes afetadas, com um chumaço de lagodão. Este tratamento não deve ser feito durante o dia.
Creme anti-rugas; sardas : em um recipiente, coloque 1 xícara de café de suco da polpa do fruto e adicione 1 colher de chá de óleo de cozinha ou azeite, 1 colher de sopa de farinha de trigo e 1 colher de sopa de amido de milho, Misture bem até obter uma consustência macia, acrescentando um pouco mais de farinha de trigo ou amido, se nescessário. À noite, após a limpeza do rosto e antes de dormir, aplique com os dedos eo creme, massageando levemente. Repita o tratamento 1 vez por semana.
Máscara facial : retire as pontas de 1 fruto deixando o mesmo com a casca. Fatie em rodelas bem finas, quase tranparentes. Após a limpeza do srosto aplique as rodelas e aguarde, em repouso, o temponecessário para elas se soltem. Em seguida, enxágue o rosto com água fria, sem esfregar a pele.
Digestivo : retire as pontas de 1/2 quillo de pepino Aoday (tipo japones), fatie em rodelas pequenas e salpique1 colher de sopa rasa de sal, misturando bem. Deixe em maceração por 1 noite, extraia toda a água que se formou e reserve as fatias. Misture 1 xícara de café de vinagre e 1 colher de sopa de açucar. Leve ao fogo brando até homegeneizar. Espere esfriar e coloque nas fatias de pepino reservadas. Coma a gosto,antes das principais refeições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário