terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Para se proteger em caso de terremotos...


Itens que devem ser levados:

・ Água potável
・ Produtos alimentícios que podem ser conservados por longo tempo, tais como "kanpan (espécie de biscoito seco)" e enlatados.
・ Abridor de latas, facas, pauzinhos e colheres
・ Lanterna
・ Rádio
・ Pilhas de reserva
・ Fósforos e isqueiro
・ Velas
・ Sacos de lixo de tamanho grande
・ Papel higiênico
・ Roupas íntimas
・ Remédios
・ Chinelos
・ Artigos de proteção contra chuva
・ Máscara de proteção contra pós
・ Luvas
・ Boné, chapéu
・ Apito para chamar por socorro

Recomendações:

Quem tem bebê não deve se esquecer de colocar os itens utilizados normalmente, tais como leite em pó, mamadeira e fraldas.
Caso a vida no local de refúgio se prolongue, as crianças ficarão estressadas. Para fazer com que elas fiquem mais relaxadas, é importante, também, deixar providenciados doces, tais como balas e chocolates, e seus brinquedos preferidos.
Além desses itens, é útil deixar preparados dinheiro em "cash", caderneta bancária, carimbo pessoal e cópia do certificado do seguro de saúde e vida.
O importante é deixar a mochila ou a bolsa em local fácil de se pegar em caso de emergência, como, por exemplo, entrada da casa ou no quarto de dormir.

Logo após um grande terremoto, o trânsito pode ficar interrompido por alguns dias, não permitindo que alimentos e água sejam transportados ao local do desastre. Assim, é recomendável que cada família deixe providenciados alimentos e água suficientes para três dias, no mínimo. Poderá acontecer, também, que não seja possível se utilizar o gás e a eletricidade, assim, recomenda-se levar como itens alimentícios, produtos consumíveis sem preparo, tais como "kanpan", um tipo de biscoito seco, e enlatados. Passando-se alguns dias e se tornar possível utilizar fogão a gás, comidas prontas que podem ser esquentadas em água quente serão bastante convenientes.
Quanto à agua, a quantidade ideal para se deixar preparada é de três litros por dia para cada pessoa.
Na ocorrência de um grande terremoto, as instituições médicas, tais como hospitais e farmácias, também podem sofrer danos ou estarem ocupadas, atendendo feridos. É possível que seja difícil conseguir medicamentos que você costuma utilizar. E mais, há receio de que sua própria casa seja danificada e não seja possível levar os remédios.
Se você tem que tomar, impreterivelmente, um determinado remédio, cuide para não se esquecer de levá-lo na hora do refúgio. Deixando, de antemão, cópia da receita médica dentro da mochila ou da bolsa de emergência, evitará problemas, pois, mesmo que o remédio acabe, será possível adquiri-lo sem dificuldades.
É importante, também, deixar preparados fraldas descartáveis e absorventes higiênicos. Em grandes terremotos ocorridos no passado, houve falta desses itens nas áreas atingidas.
Além desses produtos, vale preparar máscara contra poeiras e contágio de gripe, colírio, remédio para gargarejo, lenços de papel úmidos e outros itens.
Para proteger as crianças do terremoto, é necessário fazer uma inspeção na casa e verificar se não há locais perigosos, posicionando-se na altura das crianças.
Para que as crianças não fiquem prensadas sob os móveis em um terremoto, é importante que as mobílias dos quartos das crianças e da sala de estar sejam firmemente fixadas. Não se esqueça de fixar também os aparelhos elétricos, tais como televisores e forno de microondas. Quando ocorre um forte tremor, há casos em que aparelhos elétricos se lançam das estantes ou tombam. Ainda, muitas vezes, os adultos costumam se esquecer de vasos e pequenos aparelhos elétricos como, por exemplo, panelas elétricas e aparelho de telefone. Quando tais itens atingem crianças pequenas, podem causar grandes ferimentos. É importante que os objetos colocados em estantes ou armários sejam fixados o mais firmemente possível, colocando, por exemplo, um tapetinho antiderrapante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário