terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Vinte e quatro operadoras se unem para criar mega App Store


Em um anúncio que pode abalar o mercado das rentáveis lojas de aplicativos da Apple, Android e outras, 24 operadoras de telefonia móvel se uniram para anunciar a criação da WholeSale Application Community, uma iniciativa com o objetivo de criar uma mega loja de aplicativos móveis.

A WAC ainda está em sua fase embrionária, mas pode significar problema para as empresas que possuem lojas de aplicativos próprias, pois as operadoras geralmente são a parte forte nas negociações de distribuição de aparelhos celulares e elas podem simplesmente obrigar as fabricantes a inserir a própria plataforma em todos os aparelhos vendidos.

Por um lado temos vários pontos positivos, como a adoção de um modelo aberto para qualquer plataforma móvel que simplificará muito a vida de desenvolvedores e usuários. Por outro lado sempre corremos o risco das operadoras abusarem de seu poder e forçar a App Store da WAC e usar táticas não muito amigáveis para acabar com a concorrência.

No momento acredito que a Apple, Android, Palm e Windows Mobile não precisam se preocupar, pois já possuem um mercado de aplicativos bem estabelecido e a WAC ainda possui um grande caminho a percorrer antes de se tornar viável. Mas é bom ficarem de olho, pois um grupo de operadoras com um mercado de 3 bilhões de usuários possui um potencial gigante de atrapalhar bastante a vida delas.

Fonte: http://www.fayerwayer.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário