quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Vivemos a década mais quente da história

O mapa mostra as mudanças de temperatura na última década relativas ao período de 1951 a 1980. As áreas que mais aqueceram aparecem em vermelho; as que menos, em azul.

Pesquisa da NASA revela que os dez anos entre janeiro de 2000 e dezembro de 2009 formaram a década mais quente da história moderna.

O estudo conduzido pelo Goddard Institute for Space Studies (GISS), em Nova York, também mostrou que, no hemisfério sul, o ano de 2009 foi o mais quente já registrado desde que as medições começaram a ser feitas em 1880.

Ao serem consideradas as temperaturas globais, no entanto, 2009 aparece empatado em segundo lugar com 1998, 2002, 2003, 2006 e 2007, apenas alguns décimos de grau abaixo do campeão, o ano de 2005.

O ano passado quase alcançou o recorde de temperatura apesar de 2008 ter sido o ano mais frio da década (graças ao resfriamento do Oceano Pacífico).

Segundo o estudo, há muitas variações de ano a ano devido aos fenômenos El Niño e La Niña, porém, ao longo de cinco ou dez anos, essa variabilidade é minimizada e percebe-se que o aquecimento realmente continua.

Desde que as medições da temperatura global começaram a ser feitas, a temperatura global aumentou 0,8º C. Ao longo dos últimos trinta anos, os dados mostram uma tendência de aquecimento de 0,2º C por década.

O estudo afirma que o aumento das emissões e dióxido de carbono e outros gases são fatores cruciais para essa elevação na temperatura, mas que não são os únicos a influenciar essas mudanças.

Com exceção de um nivelamento entre 1940 e 1970, a temperatura da superfície vem aumentando desde 1880. Crédito: NASA

Mudanças na radiação do Sol e a oscilação das temperaturas nos trópicos também influenciam o aumento. No entanto, a NASA ressalva que as evidências sugerem que somente estes efeitos não são suficientes pelo aquecimento observado desde 1880 – e que a atividade humana tem grande peso nisso.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário