terça-feira, 25 de agosto de 2009

Veneno de abelha contra o câncer de pele ou mama


Um grupo de pesquisadores da Universidade de Washington, em Saint Louis, Estados Unidos, propõe usar esferas mini-milimétricas cheias de veneno de abelhas para acabar com determinados tipos de tumores malignos.

A ideia foi publicada esta semana na revista Journal of Clinical Investigation e já foi comprovada em ratos com boa eficácia. Segundo a pesquisa, uma das toxinas presentes no líquido injetado pelas abelhas, a melitina, mata qualquer tipo de célula ao unir-se em sua superfície e formar poros na membrana celular.

Se fosse injetada diretamente no sangue, o veneno acabaria com os glóbulos vermelhos, mas se ficam envolvidas no interior de nanopartículas os cientistas garantem que não afetam as células sãs, somente as cancerígenas, pois vai acrescentado de outros elementos que atingem especificamente os tumores. Nos testes feitos com ratos, a terapia funcionou de forma satisfatória principalmente nos tumores de pele, reduzindo-os em um 88% já os de mama tiveram redução de um 25%. Agora falta comprovar sua eficácia nos seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário