domingo, 16 de agosto de 2009

Gelatina / Colágeno


As gelatinas “em pó” beneficiam cada vez mais a saúde humana. Segundo o professor do Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, Jaime Farfan, o uso da gelatina como ingrediente ou como sobremesa tem contribuído para fortalecer unhas, cabelos e hidratar a pele, dando-lhe maior resistência, mais espessura, crescimento e brilho.

“Sendo um produto extraído do colágeno, especialmente do colágeno bovino, a gelatina contém uma série de fragmentos de proteínas que quando absorvidas pelo intestino são parcialmente digeridas e fornecem aminoácidos, fundamentais para a manutenção de ossos e a reconstituição ou regeneração de algumas articulações”, explica Farfan.

Um organismo saudável necessita de colágeno para a manutenção do tônus muscular e de uma pele firme, com uma reposição diária de aproximadamente 1g por quilo de peso corporal. Pesquisas mostram que, por volta dos 25 anos, o organismo começa a diminuir a produção de colágeno em contraposição à necessidade constante dessa importante molécula no processo de rejuvenescimento e reparação celular.

Aos 50 anos, o corpo só produz em média 35% do colágeno necessário. Supõe-se que esta seja uma das principais causas do envelhecimento. Com a diminuição do colágeno, os músculos ficam flácidos, diminui a densidade dos ossos, as articulações e ligamentos perdem a elasticidade e a força, a cartilagem que envolve as articulações fica frágil e porosa, com aspecto de almofada. Os cabelos perdem o viço, pois diminui a espessura do fio capilar. Alguns órgãos podem sofrer deslocamento e apresentar mau funcionamento. A pele fica mais fraca, desidratada e sem elasticidade, culminando em flacidez e no aparecimento de estrias; o ganho de reserva lipídica é mais acentuado.

De acordo com Farfan, a gelatina é um alimento puro e é composta por cerca de 84% de proteínas, 2% de sais minerais e água. É livre de carboidratos e gorduras, assim como de colesterol ou purinas. Também não contém qualquer tipo de aditivo em sua constituição.

“A mais importante propriedade da gelatina é sua capacidade de formar um gel termo-reversível, a partir de soluções com amplos limites de concentração, isto é, podemos converter uma solução para a forma sólida e reconvertê-la para a forma líquida, por meio de aquecimento. Por esta razão, é um agente de ligação ideal e encontra usos nas mais variadas aplicações, como: sobremesas de gelatinas, gomas de gelatinas, “marshmallows”, caramelos, doces, iogurtes, mousses, queijos cremosos, “aspics” e muitos mais. Gelatina é também importante em aplicações farmacêuticas e fotográficas”, acrescenta o professor.

Fonte: Copacabana Runners

5 comentários:

  1. O colágeno é ótimo ao ponto, de diminuir minhas cólicas menstruais, e os sintomas da TPM, quando eu iniciei o tratamento o principal objetivo era estético, porém quando eu pude perceber os seus outros beneficios passei a consumir sempre o colageno, porém em uma certa ocasião acho que exagerei na dose, tenho 60kg e consumo uma média de 300g dia, pó em agua, só que resolvi fazer uma receita com gelatina acrescentando uma colher por copinho, o gosto ficou ótimo mais a dosagem ficou alta, e eu passei o dia com a sensação de bolo no estomago, tenho um cão da raça schinauzer e dou uma peauena quantidade para ele, ainda não sei o efeito, mais mal não faz, a pelagem dele é linda, ele é um cão de exposição e eu acompanho todo desenvolvimento da saúde e estetica dele, e também psicologico, porque embora não nos atentamos a este fator, é fundamental para boa convivencia.

    Loiola Secchi

    ResponderExcluir
  2. Amiga Loiola,

    obrigado pela dica!
    Nunca tinha pensado em dar para meus pequeninos!!!
    Aprendi mais uma!
    Vou atrás e com certeza todos tomaremos aqui em casa!!!
    Não sabia que em altas quantidades, acabaria tendo reações como a que você teve.
    Por aqui existe vários produtos com colágeno.
    Ainda não tive tempo para comprar, mas pretendo comprar os de cápsula...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Doses exageradas de colageno pode provocar insuficiencia renal, sei disso pois vendo colageno. Tanto para ossos e cartilagem quanto para pele (verisol). Meu e-mail andreia c.guilhem@hotmail.com

    ResponderExcluir