sábado, 1 de agosto de 2009

Mensagem para o Dia dos Pais


"Qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho pedir pão, lhe dará uma pedra?
Ou se pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar
boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus
dará boas coisas aos que Lhe pedirem?" - Jesus (Mateus 7, vs. 7-12)

Mensagem aos Pais

Em 1999, um filme italiano tirou da aclamada película brasileira "Central do Brasil" o Oscar de melhor filme estrangeiro.
O país sofreu com o fato, é claro, e o filme "La Vita é Bella", ou "A Vida é Bela", foi recebido de forma fria em nosso país, sem entusiasmo maior.
Mas a Providência Divina, sempre amorosa e sábia, reserva surpresas e lições mesmo para com as ocorrências que nos entristecem ou nos parecem injustas.
Foi assim que, procurando elementos para compor a mensagem de hoje, "Respostas de Deus", nos deparamos com este filme, cujo conteúdo foi surpresa bela e indescritível.
Comovidos, assistimos, entre toques de humor e poesia, apesar do enredo dramático, a história de Guido (Roberto Benigni), um jovem italiano-judeu, levado brutalmente para um campo de concentração com seu pequeno filho, quase ao final da segunda grande guerra. Nele, não obstante o clima sinistro, Guido, um pai extremoso, inteligente e dedicado, desdobra-se em usar a imaginação para fazer o pequenino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.
Dessa forma, mesmo com o sacrifício da própria vida, consegue poupar seu filho, que sai ileso do campo de concentração para os braços da mãe amorosa, sem traumas e sem sequelas, feliz por ter vencido o "jogo".
Então pensamos: se um pai humano, limitado e humilhado como este do filme, pode amar e fazer tanto por seu filho, quanto mais Deus poderá amar e fazer por nós?
Certamente que Ele também usará de todos os recursos possíveis para nos auxiliar nos momentos de aflição, e criará múltiplas situações renovadoras para a nossa passagem pelo "vale de lágrimas", visando estimular e preservar a nossa esperança no amanhã.
Como este pai, mas de forma sublime e perfeita, Deus fará tudo, apesar das provas às quais não podemos fugir, mesmo as mais graves, para nos mostrar que a vida é, e sempre será, infinitamente valiosa e... bela!

Eis algumas das respostas de Deus, nos fundamentos da vida, através da Misericórdia Perfeita:

o bem ao mal;
o amor ao ódio;
luz às trevas;
equilíbrio à perturbação;
socorro à necessidade;
trabalho à inércia;
alegria à tristeza;
esquecimento às ofensas;
coragem ao desânimo;
fé à descrença;
paz à discórdia;
renovação ao desgaste;
esperança ao desalento;

recomeço ao fracasso;
consolo ao sofrimento;
justiça à crueldade;
reparação aos erros;
conhecimento à ignorância;
bênção à maldição;
amparo ao desvalimento;
verdade à ilusão;
silêncio aos agravos;
companhia à solidão;
remédio à enfermidade;
e sempre mais vida nos processos da morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário