Google+ Followers

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Fatos históricos do dia 24 de setembro

Fittipaldi campeão na Indy


Em 24 de setembro de 1989, o brasileiro Emerson Fittipaldi mostraria a superioridade brasileira no automobilismo. Ele sagrou-se campeão mundial da Fórmula Indy por antecipação. Emmo abriu as portas para os jovens pilotos brasileiros, assim como havia feito na F-1, para Nelson Piquet e Ayrton Senna nos anos 70.

1625 - Uma esquadra holandesa ataca a cidade de San Juan, em Porto Rico.
1834 - Morre Dom Pedro I. em Lisboa, Portugal.
1847 - Guerra entre México e Estados Unidos: os norte-americanos, liderados pelo general Scott, invadem a Cidade do México.
1875 - A Assembléia do Uruguai aprova o projeto de lei, para a criação de um Banco Nacional.
1900 - Porfirio Díaz é eleito presidente do México pela sexta vez.
1911 - Nasce Juan Manuel Fangio, cinco vezes campeão mundial de Fórmula Um.
1941 - É criado, em Londres, o Conselho Nacional Francês de resistência.
1944 - A primeira legião da Força Expedicionária Brasileira desembarca na Itália e junta-se aos exércitos dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.
1944 - O exército soviético invade a Tchecoslováquia e a Hungria.
1951 - Nasce Pedro Almodóvar, diretor de cinema espanhol.
1957 - O presidente norte-americano Dwight Eisenhower ordenou que tropas escoltassem e protegessem colegiais negros em escolas mistas. Ele tentava colocar em prática, desta maneira, uma decisão de três anos antes, que acabava com a discriminação racial nos estabelecimentos de ensino.
1973 - Nas regiões libertadas, reúne-se a Assembléia Popular e é proclamada unilateralmente a independência do Estado da Guiné-Bissau.
1975 - Inauguração do primeiro metrô brasileiro, em São Paulo, com 17 quilômetros de extensão.
1984 - O ex-beatle Paul McCartney lança o compacto No More Lonely Nights, que alcança enorme sucesso na década de 80.
1988 - Bárbara Harris é eleita, em Boston, a primeira mulher-bispo da Igreja episcopal.
1988 - O atleta canadense Ben Johnson quebra seu próprio recorde na disputa dos 100 metros rasos, na Olimpíada de Seul. Ele foi acusado de doping pelo Comitê Olímpico e perde a medalha de ouro.
1989 - O piloto Emerson Fittipaldi vence o campeonato de Fórmula Indy por antecipação, ao ganhar as 200 Milhas de Nazareth, nos Estados Unidos. Ele foi o primeiro piloto não americano a conquistar o título.
1989 - O governo colombiano e o grupo guerrilheiro M-19, chegam a um acordo sobre a entrega de armas e a reinserção da vida civil e política aos mesmos.
1991 - O espião Markus Wolf entrega-se à polícia alemã. O mestre da espionagem havia conseguido passar um ano escondido em Moscou.
1992 - Os bancos centrais da Itália, Inglaterra e França, sem reservas de divisas, são incapazes de segurar a depreciação de suas moedas, atacadas pela especulação.
1996 - Estados Unidos, França, Reino Unido, China e Rússia, firmam na sede da ONU, em Nova York, o tratado de proibição completa de provas nucleares. Outras 66 nações também assinam o tratado.
1997 - Chega ao fim a Guerra da Argélia. Ela durou cinco anos e teve um saldo de 80 mil mortos.


Redação Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário