terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Veterinários chamam atenção para a obesidade felina


Em muitas culturas, uma criança gordinha é sinal de fartura e saúde, mas a medicina tem contestado essa ideia. A obesidade traz uma série de doenças, como o diabetes e problemas cardíacos, e a mesma preocupação aplicada aos humanos também deve ser concedida aos pets.

Uma pesquisa recente realizada no Reino Unido mostrou que em 10 anos o peso da metade da população felina na Inglaterra será de cinco quilos, o que é caracterizado como obesidade. De acordo com o jornal Daily Mail muitos animais presenciaram seus donos engordando ao longo dos anos e parece que agora é a vez dos felinos.

A situação é tão grave que os animais não conseguirão passar nem pela abertura destinada para eles na porta de casa, que é fabricada em tamanho padrão no país. O estudo revelou ainda que atualmente, um terço dos cães e gatos já encontra-se em um quadro de obesidade.

Segundo os especialistas os donos são os principais culpados pelo problema, já que eles não oferecem condições suficientes de exercícios. Eles também estariam falhando no controle de quanto de comida e no que está sendo dado aos pets.

O estudo foi encomendado pela seguradora de animais More Than Pets e descobriu ainda que 70% dos donos acreditam que seus gatos nunca estiveram com sobrepeso ou obesos, mas as consultas no veterinário comprovaram o contrário pouco tempo depois.

Vale lembrar ainda que mais do que problemas de saúde, os veterinários envolvidos no estudo revelaram que animais obesos também demonstram problemas psicológicos, como baixa autoestima e depressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário