terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Do interior de Minas para a Web


Com simpatia de menina e fibra de mulher para gerenciar negócios, a blogueira do interior de Minas, Bruna Vieira, cativou em menos de um ano uma audiência diária de dar inveja a muitos blogs mais experientes.

A imagem de uma garota de boina vermelha, short preto e muito estilo ao andar em uma bicicleta pode levar a imaginação do leitor a uma paisagem na França ou outra localidade europeia. Mas na verdade essa cena ocorre aqui no Brasil, mais precisamente em Leopoldina, uma cidade com pouco mais de 50 mil habitantes no interior de Minas Gerais.

Quem se depara com essa personagem, não sabe que ela é Bruna Vieira, uma blogueira de 16 anos que, com muita simpatia e bom humor, faz um trabalho de gente grande na internet. Seu blog, o Depois dos Quinze, uma ideia que “surgiu quando eu estava planejando minha festa de quinze anos”, conta com 11 mil visitantes únicos por dia. Um número de deixar muito blogueiro mais experiente no chinelo.

A familiaridade da blogueira com a internet vem de seu lado “nerd”. “Eu ganhei computador muito nova, sempre fui apaixonada por esse mundo virtual. Além disso, era uma criança muito tímida, usava óculos. Eu era vesga sabe?”, revela. “Eu tinha medo de mostrar quem eu realmente era. Na internet isso era possível. Ninguém me chamava de emo ou de estranha”.

O blog de Bruna nasceu como algo introspectivo, uma espécie de grito de liberdade e desabafo da garotinha do interior com alma de cidade grande. Mas com o passar do tempo ele evoluiu para um local que reúne bastante estilo e dicas de moda para garotas e mulheres. “Acho que na internet as informações rolam de maneira muito rápida, e para quem ainda não está acostumado com esse mundo, fica difícil acompanhar tudo. Aí eu resolvi começar a falar de moda, da maneira como eu via a moda”.

Mas Bruna, que passa suas emoções para o papel desde os 12 anos, tratou de se informar e buscar mais referências e conhecimento para sua nova empreitada. “No começo eu não entendia muito. Eu apenas sabia o que eu gostava e o que eu não gostava. Com o tempo, lendo outros blogs e revistas, comecei a entender um pouco mais sobre o assunto, e assim, escrever e argumentar melhor”. Entre os blogs que inspiraram a jovem blogueira estão nomes como Just Lia, Petiscos e Borboletando.

Com o crescimento exponencial, foi necessário muito jogo de cintura para conciliar a nova atividade com os estudos. Bruna é aluna de um curso técnico de informática, que é integrado ao ensino médio. “Estudo o dia todo. Das 7 às 18 horas”. Quando pergunto se dá tempo de cuidar do blog, a resposta é simples: “Ahhh, sempre dá!”.

Não demorou muito e Bruna foi procurar ajuda. Depois de uma demorada seleção, ela escolheu 10 pessoas, e mais duas amigas de seu colégio, que são colaboradores do Depois dos Quinze, que postam uma vez por semana. Mas isso não diminuiu seu trabalho. “A maioria está atrasada, principalmente neste final de ano. Acabo fazendo tudo sozinha, já que estou de férias”.

Mas do esforço a blogueira já colhe frutos. Além da equipe de 12 pessoas e a receita que o blog consegue gerar, Bruna venceu o desafio “We Love Shoes”, de marca de sapatos Lia Line. Ela competiu com várias garotas pela atenção do público, o que lhe renderá uma viagem a Paris.

O blog também é parceiro de agências de publicidade de São Paulo, como iThink, Riot entre outras. Tanta atenção também destaca Bruna no Twitter, que possui mais de 18 mil seguidores em seu perfil, no qual divulga os posts e diversos sorteios realizados pelo blog.

Para administrar os negócios Bruna conta com a ajuda de amigos da área. Mas ela não tem medo de arregaçar as mangas e se mostrar. “Hoje eu me viro sozinha. Converso com as empresas, vou aos encontros de blogueiros. Tudo que a minha idade e cidade me permitem fazer”.

Embalada a muito folk e pop, Bruna alimenta seus projetos futuros. Entre eles estão estudar jornalismo em São Paulo e escrever um livro em breve.

Mas, para os que acompanham o blog, Bruna não pretende deixar de fazê-lo crescer. Ela mostra a força que essa geração possui. Juntando as ferramentas certas, criatividade e dedicação dá pra se chegar bem longe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário