quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Confira nove dicas para evitar o mal-estar provocado pelos excessos


Você não resistiu a todas as guloseimas da ceia, não conseguiu controlar a vontade de experimentar tudo e até repetiu aquela rabanada, não é? Aposto que também tomou uma quantidade considerável de bebida alcoólica, e hoje, é claro, acordou com uma sensação ruim, enjôo, ressaca... Mas calma! Não é necessário ficar sofrendo e se culpando por todos os excessos cometidos na noite anterior. Pensando em amenizar o mal-estar do exagero, o Bolsa de Mulher conversou com especialistas que dão valiosas dicas. Acompanhe:

1 - Hidrate-se. A ingestão de água facilita a eliminação das toxinas do organismo. A nutricionista funcional Patricia Davidson lembra que a água de coco também é uma ótima pedida nesses casos!

2 - Coma frutas. Os profissionais da área recomendam ingerir pelo menos três porções por dia, porque as vitaminas ajudam no metabolismo. "As frutas mais recomendadas são: maçã, porque tem fibras que ajudam a ‘carregar' a gordura e o açúcar do sangue, e o abacaxi, que é bastante digestivo", indica a nutricionista Mariana Taranto. A melancia também é uma boa opção, pois contém fibras e água, ajudando a desinchar e limpar o organismo. A nutricionista Lucyanna Kalluf dá a dica: "Para um efeito diurético ainda mais eficiente, você pode bater a fruta com as sementes e coar o suco", acrescenta.

“A clorofila presente na couve e em outros vegetais verdes ajuda a eliminar as impurezas do organismo”

3 - Abuse das folhas. Aproveite que é verão e prepare uma salada, de preferência com vegetais verde escuros. A nutricionista Lara Natacci explica que "a clorofila presente na couve e em outros vegetais verdes ajuda a eliminar as impurezas do organismo". Além disso, "ela ainda protege o fígado dos efeitos nocivos das bebidas alcoólicas", complementa Lucyanna Kalluf.

4 - Não pule refeições. Isso mesmo! Não pense que deixar de comer vai compensar o excesso de gorduras que você ingeriu ou forçar um emagrecimento. É importante comer de três em três horas, para manter o metabolismo acelerado. E não adianta só tomar café, almoçar e jantar: é preciso manter um intervalo menor entre as refeições, senão o nosso corpo acaba entendendo que há uma privação de alimentos e começa a manter uma reserva. Resultado? Gordurinhas!

5 - Exercite-se. A professora de educação física Gabriela Haido recomenda fazer, hoje, uma caminhada leve de 30 a 40 minutos, para ajudar a queimar o excesso de calorias. Para quem já tem condicionamento físico, ela aconselha atividades de musculação e aeróbicas, como spinning. Nos dias que se seguem, para quem tem o hábito de se exercitar, corridas de três minutos, alternando com três minutos de caminhada e aulas de spinning e jump. Quem leva uma vida mais sedentária pode continuar com uma caminhada diária, até ganhar o ritmo de corrida. A professora ainda lembra que a prática de exercícios mais intensos requer a orientação de um profissional.

6 - Tome chá verde preparado a partir da folha seca. Esse chá é diurético e termogênico, ou seja, também facilita a excreção de toxinas. Mas é importante associá-lo à hidratação, para não perder mais líquido. Mariana Taranto faz uma ressalva: o chá verde não deve ser tomado junto com as grandes refeições, porque ele diminui a absorção de ferro. "Ele pode ser ingerido duas horas antes do almoço ou do jantar", diz Mariana. Ela lembra também que o chá de erva-doce ajuda a evitar as gases decorrentes da ingestão de alguns alimentos e de bebidas com gás. Mas atenção: o chá de erva-doce não é indicado para gestantes!

Outra opção são os "suchás" - suco de frutas, folhas e legumes misturados com chá de ervas, que ajudam a desinchar e desintoxicar, de acordo com Lucyanna Kalluf, que sugere, ainda, o chá de cavalinha e hibisco, que facilita a digestão e tem um efeito levemente laxante, especialmente o hibisco. A cavalinha ainda repõe potássio e silício, minerais importantes para a recuperação do organismo, que trabalha em dobro quando você come mais do que o normal.

7 - Ervas para temperar. O uso de ervas, como alecrim, salsa, cebolinha e manjericão, também ajuda, pois são ricas em substâncias antioxidantes. Lara Natacci ressalta que deve-se diminuir o consumo de sal.

8 - Dê preferência às carnes brancas. Elas são mais fáceis de serem digeridas, mas evite o preparo com creme de leite, como no estrogonofe, por exemplo.

9 - Evite bebidas gasosas como refrigerantes e água tônica, pois elas provocam a sensação de desconforto abdominal.

Confira a sugestão de cardápio preparado pela nutricionista Lucyanna Kalluf para os dias seguintes aos exageros da ceia de Natal:

Café-da-manhã: suchá (folhas + frutas + ervas)

Suchá de couve + cenoura + gengibre + hibiscus

1 folha de couve

Suco de uma cenoura pequena

1 colher de chá de gengibre ralado

Infusão de chá de hibiscus

Passar na centrífuga a folha e bater com o restante no liquidificador com um pouco de água

Almoço: 3 colheres de sopa de arroz integral + um prato da sopa do dia

SOPA DO DIA (essa receita é para os dois dias):

½ abóbora pequena com casca

½ maço de cebolinha

½ peça de couve-flor

1 punhado de salsinha

2 tomates pequenos picados

2 folhas de couve-manteiga

2 talos de alho-poró

1 cebola pequena picadinha

1 beterraba

1 cenoura

1 xícara de ervilha

Modo de preparo: corte os legumes em pedaços pequenos ou médios e cubra com água. Ferva por 10 minutos. Abaixe o fogo, mantendo o ponto de fervura por 40 minutos. Tempere a gosto. Sirva a sopa com mais uma ou duas colheres de sopa de farelo de aveia. Sugestão de tempero: pimenta, coentro, manjericão, alecrim e açafrão, além de serem digestivos, contribuem com vitaminas e sais minerais.

Lanche da tarde: suchá (folhas + frutas + ervas)

Suchá de abacaxi com hortelã

1 rodela de abacaxi

4 folhas de hortelã

1 kiwi

1 folha de alface

1 xícara de Infusão de chá de cavalinha

Passar na centrífuga a folha e bater com o restante no liquidificador com um pouco de água.

Jantar: um prato da sopa do dia polvilhada com uma colher de sopa de farelo de aveia

E não se esqueça de ingerir 500 ml (duas xícaras) de chá verde, branco ou vermelho no período da manhã e à tarde. Preparo: uma colher de sopa da erva seca para 500 ml de água fervida, deixar em infusão por 5 minutos, coar e beber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário