segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Estudo mostra que chá verde pode ser bom para a saúde periodontal


O consumo regular de chá verde pode ajudar a promover dentes e gengiva saudáveis, de acordo com um estudo recente conduzido no Japão.

Pesquisadores japoneses analisaram a saúde periodontal de 940 pacientes do sexo masculino com idades entre 49 e 59 anos para determinar que efeito a ingestão regular de chá verde teria na saúde periodontal desses indivíduos em comparação com indivíduos que consumiam menor quantidade dessa bebida popular. Pesquisas anteriores mostraram perda de peso, saúde cardíaca e prevenção do câncer como alguns dos possíveis benefícios da ingestão de chá verde.

Para este estudo, pesquisadores examinaram três indicadores da doença periodontal: profundidade da bolsa periodontal, perda de inserção do tecido gengival e sangramento durante exploração dos tecidos gengivais. Verificaram que para cada xícara de chá verde consumido a cada dia houve uma diminuição nos três indicadores, apontando para uma menor incidência de doença periodontal nos indivíduos que bebiam chá verde regularmente.

A presença do antioxidante catequina no chá verde pode ser responsável pelo efeito benéfico na saúde periodontal, dizem os pesquisadores. A doença periodontal é uma doença inflamatória crônica que afeta a gengiva e o osso de suporte dos dentes; o chá verde e a catequina que ele contém podem ajudar a promover a saúde periodontal por interferir com a resposta inflamatória do corpo às bactérias periodontais.

"Durante muito tempo especulou-se que o chá verde possui grande quantidade de efeitos benéficos", diz o autor do estudo, Dr. Yoshiro Shimazaki, da Universidade Kyushu, em Fukuoka, Japão, em uma nova publicação. "Como muitos de nós apreciamos consumir chá verde regularmente, meus colegas e eu tivemos grande interesse em investigar o impacto do consumo de chá verde na saúde periodontal, especialmente considerando a crescente ênfase na conexão entre doença periodontal e saúde geral".

Os resultados do estudo sobre chá verde foram publicados no Journal of Periodontology.

Nenhum comentário:

Postar um comentário