Google+ Followers

terça-feira, 28 de maio de 2013

Receitas caseiras para tirar mofo, odores e manchas de utensílios domésticos

Ninguém gosta de ter uma casa com mofo, manchas e odores nos utensílios domésticos. Quer saber como manter o verniz da sua porta ou afastar moscas da lata de lixo? Ou como eliminar cheiro de cigarro nos cômodos e também conservar como novos seus livros? O Tempo de Mulher divide com as leitoras 10 dicas úteis do livro Sebastiana Quebra Galho - Um guia prático para o dia a dia das donas de casa" (edições BestBolso, do Grupo Editorial Record), de Orminda Machado Salles, conhecida como Nenzinha. A autora dessa “bíblia da limpeza” faleceu (1921-2000), mas registrou no livro alguns dos truques que você vai aprender a seguir. Confira!
 
Lata de lixo sem odores e bichos rondando
 
Afaste bichos e insetos de latas destampadas = Sempre que lavar periodicamente e secar ao sol, salpique dentro da lata um pouco de sabão em pó. Se o lugar onde mora é infestado de moscas, repita o processo diariamente. Se o problema for só o cachorro que a fuça, apenas salpique dentro da lata um pouco de amônia.

Odores = Se o problema for mau cheiro, depois da lata limpa e forrada, coloque dentro um pouco de desinfetante ou bolinhas de naftalina. As opções também ajudam a afugentar insetos.


Evite umidade nos cômodos
 
Para absorver a umidade de um cômodo da casa basta colocar no local algumas porções de lenha seca com suas cascas. Renove as lenhas periodicamente.


Mantenha a pintura de portas envernizadas
 
Para limpar a porta com a garantia de que não saia o verniz, limpe-a com água e algumas gotinhas de amônia.
E para tirar manchas de portas envernizadas ou esmaltadas, corte 1 batata crua ao meio e esfregue-a na mancha.


Mofo no guarda-roupa
 
Para evitar mofo nos armários e gavetas, deixe dentro deles alguns pedaços de giz ou pequenos saquinhos cheios de cal.
Mas se o armário já estiver mofado e com cheiro característico, ferva 1 litro de vinagre em uma panela e, em seguida, coloque-a dentro do armário, destampada, deixando as portas do móvel fechadas. Deixe que o vapor entranhe na madeira por 2 horas pelo menos. Depois desse tempo, retire a vasilha e passe um pano molhado nessa mesma mistura por dentro e por fora do armário. Deixe as portas bem abertas por várias horas para que sequem. Só então volte a colocar as roupas no espaço.


Limpeza do micro-ondas
 
O eletrodoméstico precisa ser limpo periodicamente, certo? Aprenda três maneiras fáceis de mantê-lo conservado e sem odores:

Opção 1 – Passe um pano ou algodão umedecido em álcool.

Opção 2 – Umedeça um pano sintético para limpeza, “molhe” no bicabornato e passe em todo o forno.

Opção 3 – Para uma limpeza mais completa, coloque dentro do micro-ondas 1 copo com água e ligue o forno por 3 minutos para fazer umidade. Depois disso, passe papel ou pano também umedecidos e seque logo em seguida. Esse processo deve ser feito frequentemente para manter a limpeza.

- A limpeza só deve ser feita com o forno apagado e frio.
- Jamais use esponja de aço ou outro abrasivo para limpar.


Limpeza de tapetes e carpetes
 
Para uma simples e boa limpeza, prepare uma mistura feita com 2 xícaras (de chá) de farinha de milho e bórax. Salpique bem por todo o tapete, deixando ficar assim por 1 hora. Depois, é só passar o aspirador.
Quer lavar o tapete? Uma forma simples é umedecer um pano com vinagre e esfregar em toda a superfície. À medida que o pano ficar sujo, renove a operação até que este saia limpo. Depois, deixe secar, de preferência estendido no chão, no mesmo local, para não deformar.

Cheiro de urina = Quem tem cachorro em casa está sempre correndo o risco de ter o tapete “batizado”. Sempre que isso acontecer, lave imediatamente o local com uma solução feita de 1 colher (de sopa) de amônia pura em 1 copo d’água. Enxague com uma esponja e água limpa e, depois, seque com um secador de cabelo.


Tire o cheiro de cigarro da sua casa
 
Antes de colocar o cinzeiro para uso, ponha no fundo dele um pouco de bicarbonato. Isso ajuda a não espalhar o cheiro de cinzas que continuam queimando mesmo depois de apagado o cigarro. E quando for lavar o cinzeiro, elimine o cheiro desagradável de cinzas lavando-o primeiro com suco de limão.
Quer que o cheiro de fumo após reuniões e festas na sua casa vá embora? Conte com uma das opções:

Opção 1 – Num recipiente fundo e largo (serve uma bacia), misture um pouco de essência de pinho com água bem quente e deixe o vapor espalhar por algum tempo no ambiente fechado.

Opção 2 – Outra dica é pegar uma esponja macia e embeber em vinagre branco. Coloque a esponja em cima de um pratinho e deixe num canto qualquer da sala. Deixe agir por algum tempo. O vinagre vai absorver todo o cheiro da fumaça de charutos e cigarros.

Opção 3 – Em ambientes menores, coloque num cantinho da sala 1 maçã (fure-a um pouco com um garfo). Além de absorver o cheiro da fumaça, o aroma da fruta ficará no ar.


Retire odor de malas
 
As malas de viagem, quando abertas depois de um tempão sem serem usadas, exalam um cheiro desagradável. Para eliminar esse mau cheiro, coloque dentro dela por 24 horas (ou na véspera de viajar) uma latinha contendo pedaços de algodão umedecidos na colônia de sua preferência. Depois tampe a latinha (fure a tampa do recipiente) e feche bem. Quando for fazer as malas, vai sentir o cheirinho agradável do seu perfume preferido.
Outra dica é sempre guardar suas malas em lugar seco para evitar que a umidade mofe o couro e revestimentos da bolsa.


Conserve seus livros
 
Pelo menos 2 vezes por ano, passe uma escova de roupa na “cabeça” (parte superior) dos livros e nas páginas para retirar a poeira que ali se acumula.
Para proteger seus livros da umidade, que logo se transforma em mofo, espalhe nas estantes e prateleiras de livros pedaços de algodão embebidos em essência de terebintina, trocando-os periodicamente.

Retire os odores de garrafas e vasilhames
 
Para eliminar odores de um vidro que absorveu cheiro muito forte, lave-o com bastante sabão, enxágue, e ponha bastante mostarda em pó, deixando assim por uma hora. Depois, lave. Se o cheiro persistir, repita a operação.
Outra dica é que quando utensílios de vidro (de porcelana e barro também) ou recipientes como jarras tiverem absorvido odores desagradáveis de produtos que neles estiveram por algum tempo, você pode usar cuidadosamente a solução de 50g de ácido sulfúrico em 1 litro de água. Porém, tome a seguinte precaução: coloque primeiro a água e sobre ela o ácido, e não o contrário. Depois, enxágue muito bem o recipiente em várias águas.
As garrafas térmicas ficam limpinhas e sem aquele odor desagradável se colocar dentro delas por mais ou menos 10 minutos uma solução de água quente e sal. Depois, é só lavar com uma escovinha.

Por KARINA COSTA

Fonte: http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/dicas/receitas-caseiras-para-tirar-mofo-odores-e-manchas-de-utens%C3%ADlios-dom%C3%A9sticos 


Nenhum comentário:

Postar um comentário