Google+ Followers

terça-feira, 16 de abril de 2013

Google Street View entra em cidade abandonada próxima a Fukushima



Dois anos depois do acidente nuclear de Fukushima, que destruiu famílias, casas , cidades, desalojando dezenas de milhares de pessoas, já é possível ver o que se passa numa das cidades evacuadas da província, Namie, graças ao Google, que a convite do presidente da Câmara de Namie, Tamotsu Baba, publicou imagens no Google Street View, a 360 graus, mostrando uma cidade completamente abandonada por causa do sismo e tsunami de Março de 2011 e dos níveis de radiação que ainda hoje se fazem sentir na zona, o qual impede a população, que sobreviveu a isso tudo, de retornar para suas casas.

O que se vê é uma cidade fantasma, tal como de muitos filmes de ficção, com muitas casas destruídas, lojas, restaurantes, carros, barcos, e tudo que qualquer cidade possui, exceto pessoas.


Em Namie, 21 mil pessoas tiveram de deixar a cidade, e ao todo, no Japão, cerca de 160 mil pessoas tiveram de abandonar as suas casas devido ao acidente nuclear de Fukushima e ainda vivem em residências temporárias, talvez tendo que esperar décadas até poderem regressar em segurança.

Segundo Tamotsu Baba, o projeto surgiu depois de “muitas das pessoas realojadas” pedirem para ver o estado atual da cidade: “Nós, das gerações mais velhas, sentimos que recebemos esta cidade dos nossos antepassados, e sentimos profunda mágoa por não a podermos passar aos nossos filhos”. Tamotsu Baba acrescenta que o dever passa agora por garantir que as futuras gerações compreendem a história e a cultura da cidade, “mesmo aqueles que não irão lembrar do acidente nuclear de Fukushima”.


Fonte: http://www.fayerwayer.com.br

2 comentários: