segunda-feira, 23 de abril de 2012

Sete bons motivos para consumir óleo de coco


Quatro colheres de sopa por dia. Essa é a quantia média recomendada para o consumo do óleo de coco, uma gordura saturada, mas de origem vegetal, que está fazendo a cabeça não só de quem está de dieta, mas até daqueles que precisam controlar problemas de saúde. "O produto 100% natural apresenta propriedades que favorecem a perda de peso, reduzem o colesterol ruim e até controlam os níveis de açúcar no sangue", aponta a nutricionista Cátia Medeiros, da clínica Espaço Nutrição, em São Paulo.

Vendido em lojas de produtos naturais e algumas farmácias, o óleo de coco apresenta duas versões. Uma delas em cápsulas, que devem ser ingeridas no horário do almoço ou do jantar. Já a versão em óleo pode ser adicionada no preparo dos alimentos, em pastas e patês para acompanhar torradinhas ou mesmo em vitaminas. Para entender como ele age no organismo e conhecer outras boas razões para consumi-lo, o Minha Vida conversou com nutricionistas e elaborou a lista que você confere a seguir.

Controla a compulsão por carboidratos
Além de todos esses benefícios, o óleo de coco certamente deve ser um alimento que não pode faltar na dieta de quem tem diabetes ou de quem não resiste a uma guloseima. "Assim como os alimentos ricos em fibras, ele ajuda a manter níveis estáveis de glicose no sangue e não estimula a liberação de insulina, o que diminui a compulsão por carboidratos", explica a especialista Cátia Medeiros. Ao contrário de outros óleos poli-insaturados, que dificultam a entrada de insulina e outros nutrientes dentro das células, o óleo de coco favorece essa entrada e, por isso, a taxa de açúcar no sangue fica normalizada.


Promove a saciedade

Por ser uma gordura, o óleo de coco tem uma digestão diferenciada. "Ele permanece mais tempo no estômago do que um carboidrato, por exemplo, o que aumenta a sensação de saciedade", explica a nutricionista Cátia Medeiros. Com o apetite reduzido fica mais fácil segurar a vontade de petiscar o dia todo, hábito que pode sabotar a dieta e, consequentemente, o desejo de emagrecer.


Acelera o metabolismo

De acordo com a nutricionista Maria Fernanda Cortez, da clínica Nutri & Consult, em São Paulo, se consumido diariamente, o óleo de coco aumenta o gasto energético do organismo. "Ele estimula o funcionamento da glândula tireoide, que está diretamente ligada ao nosso metabolismo, o que aumenta a queima de calorias", explica. Assim, não adianta apostar em dietas radicais se essa glândula e, consequentemente, seu metabolismo não está funcionando adequadamente. O ponteiro da balança simplesmente não sairá do lugar.


Melhora a prisão de ventre

Por ter rápida absorção e solubilidade, o óleo de coco também é amigo do intestino. "Seus componentes agem normalizando o trânsito intestinal", diz Cátia Medeiros. As ações benéficas para o intestino também valem no caso de o intestino solto, pois ele ajuda a eliminar bactérias perigosas e favorece o crescimento da flora intestinal saudável.


Reduz o colesterol

O bom funcionamento da tireoide, favorecido pelo consumo de óleo de coco, também garante a redução do colesterol LDL (colesterol ruim) e a elevação do colesterol HDL (colesterol bom). "Isso ocorre porque essa glândula consegue metabolizar esse componente na formação de hormônios essenciais", explica a nutricionista Maria Fernanda. Com a normalização da taxa de colesterol sanguíneo há diminuição do risco de doenças cardiovasculares.


Fortalece o sistema imunológico

Outro benefício do óleo de coco é o fortalecimento do sistema imunológico. "Ele age no combate e na prevenção contra o ataque de bactérias e fungos que ameaçam nossa saúde e ainda melhora a absorção de nutrientes, reforçando as defesas do organismo", explica Maria Fernanda. Isso ocorre devido ao ácido láurico, também presente no leite materno e que tem o poder de combater inúmeras infecções.


Combate o envelhecimento precoce
"O óleo de coco promove a diminuição de radicais livres presentes no organismo, responsáveis pelo envelhecimento celular", aponta a Maria Fernanda. Segundo ela, isso acontece graças a ação de componentes da vitamina E, presentes no óleo. Até certo nível, os radicais livres são benéficos para o corpo, mas o acúmulo pode causar não só o envelhecimento precoce, como também o desenvolvimento de um câncer em decorrência da oxidação de células saudáveis.

Fonte: http://msn.minhavida.com.br

12 comentários:

  1. Importante artigo,excelente postagem...vou aderir!
    Bjsssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leninha,

      eu já consumo.
      Dizem que ajuda na diabetes, então... rs
      Beijos

      Excluir
  2. Uso muito coco, acho muito saudável e é tão versátil que serve para doces e salgados.
    Mas o óleo achei caro e não tinha tentado, mas é muito bom mesmo! Vou achar um com bom preço e começar à usar!
    Que dica maravilhosa e a idéia do blog é demais, muito fofos seus cães.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veganinha,

      eu amo coco!!!
      Pena que aqui é raríssimo se achar o fresco.
      Sinto falta!!!
      O óleo que compro vem das Filipinas.
      Comprei umas cápsulas vindas dos Estados Unidos, mas o preço... rs
      Beijos e obrigado pela visita!!!

      Excluir
  3. Amei saber sobre tudo de bom que esse óleo nos proporciona.
    É claro que vou procurar o óleo.
    Pois o coco anda de mãos dadas com o chocolate por aqui, eu AMOOOOOOOOOOOOO, rsrsrs
    Pode faltar tudo no armário, mais a qualquer hora do dia, da noite vai encontrar sempre coco fresco ralado e congelado no freezer, coco em flocos secos, chocolate, afi!!! Nen preciso falar mais nada, rsrs

    Beijinhos preguiçosos, rsrs
    Lua.

    ResponderExcluir
  4. Nem me fale em chocolate... rs
    Sabes que não posso comer...
    E os diabéticos são horríveis... rs
    Amo coco de paixão!!! rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Adorei ler tudo isso, porque tenho consumido em capsula, já vi em pó tambem. Vou comentar este artigo com minha vizinha que tambem precisa deste beneficio à saude.

    Obs.: querida amiga, se voce tiver dificuldades, pode falar comigo quando quiser. O Facebook facilita a conversa sem ter que usar o MSN que nao suporto!

    Conte comigo, vamos conversando.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Si,

      eu estava consumindo em capsula, por causa que no inverno o óleo fica duro rs
      Tem que derreter em banho maria... enfim, uma pregui... rs
      Mas, eu achei muito bom rs
      Beijos e obrigado pela força.

      Excluir
  6. Olha, o óleo de coco é bom mesmo. Eu tomo uma colher de sopa em jejum. Algum tempo atrás, quando me levantava pela manhã sentia muita dores nos ossos, sedentarismo né rsrsrs... Então, tomava cálcio de ostra e nada, até que minha mãe assistiu uma entrevista com uma nutricionista falando dos benefícios do óleo de coco. Por minha sorte, minha querida mãe sabe fazer o bendito óleo, passei a tomar, tive grandes melhoras, graças a Deus e o óleo. Recomendo, faz bem mesmo, limpa o sangue. Agora eu não posso tomar demais porque emagrece, por isso tomo uma colher de sopa em jejum. Fica com Deus. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janilton,

      o óleo de coco que consumo, vem da Filipina.
      Lá, a propaganda, ou divulgação deste produto, mostrou vários benefícios.
      Assim, eu comecei a consumir, pois trabalho com um filipino que me convenceu rs
      Infelizmente para eu, rs, ele não me ajudou a emagrecer rs, mas a diabetes está boa rs
      Abraxos

      Excluir
  7. Wilson, pai dos cachorros, socorro! Manda um óleo de côco urgente aqui pra Elaine, mãe das gatas! Brincadeiras à parte, estes benefícios são sensacionais e vou ver se encontro, pois tenho sério problema de metabolismo relacionado à tiróide e ano passado tive um infarto, então...Parabéns! Adorei o post! E aí, amigo Wilson, o que você achou das minhas Fofurinhas? Acreditas que uma delas, parece um cachorrinho, rsrsrs, ela tem uma bolinha que ela traz e fica sentadinha na frente da gente esperando que a gente jogue a bolinha, kkkk, daí ela busca e traz de volta e adora brincar de esconder atrás do encosto do sofá...São uns mimos! Mas ou teus filhos também são lindos! Uma semana feliz e cheia de oportunidades! Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine,

      Então consuma este óleo porque é ótimo mesmo.
      Vou visitar você daqui a pouco e ver suas pequenas rs
      Beijos

      Excluir