segunda-feira, 16 de abril de 2012

As mulheres só querem que os homens tentem entendê-las


Não é tão difícil quanto os homens pensam manter uma mulher feliz: tudo o que eles precisam fazer é tentar entender as suas emoções, mesmo que não tenham sucesso.

Para os homens, por outro lado, só importa saber se suas parceiras estão felizes. Se eles perceberem que ela está infeliz, e pode terminar o namoro, esse pensamento diminui a sua própria felicidade no relacionamento.

A felicidade das mulheres, no entanto, não diminui em face a insatisfação de um parceiro. Segundo um novo estudo, isso pode ser devido ao reconhecimento da mulher que o parceiro está envolvido no relacionamento.

“Pode ser que, para as mulheres, ver que seu parceiro está chateado reflete um certo grau de investimento do homem e engajamento emocional no relacionamento, mesmo durante tempos difíceis”, disse o pesquisador Shiri Cohen.

Então, o fato de seu parceiro estar passando por alguma emoção, mesmo negativa, ainda é uma boa notícia para as mulheres. Atenção, homens: prefira ficar triste do que indiferente!

Os pesquisadores estudaram 156 casais americanos (102 casais mais jovens e 54 idosos), em um relacionamento afetivo. 71% dos casais eram brancos, 56% eram casados e eles estavam juntos por 3,5 anos, em média.

Os participantes descreveram uma briga recente com o seu parceiro. Os pesquisadores gravaram essa discussão e pegaram clipes de 30 segundos de emoções positivas e negativas de cada parceiro.

Os clipes foram reproduzidos e os participantes responderam questionários sobre seus próprios sentimentos, o que eles pensavam que seu parceiro estava sentindo, e sua satisfação com o relacionamento.

Nos casais em que os homens entenderam que a parceira estava com raiva ou chateada, as mulheres relataram maior satisfação
no relacionamento. Na verdade, mesmo quando o cara entendeu tudo errado, dizendo que a parceira estava feliz quando ela estava na verdade chateada, as mulheres relataram satisfação alta com o relacionamento, ao sentir que ele estava tentando entendê-la.

Esta capacidade de empatia, ou entender as emoções dos outros, pode aumentar a satisfação no relacionamento, segundo pesquisas anteriores.

A precisão dessas estimativas só entrou em jogo quando os homens foram questionados sobre a sua felicidade emocional: homens que adivinharam precisamente os sentimentos felizes da sua parceira estavam mais satisfeitos com seus relacionamentos.

Homens que precisamente entenderam as emoções negativas de suas parceiras, o que pode sinalizar um rompimento iminente, tinham menor satisfação no relacionamento.

A pesquisa é particularmente importante para os terapeutas de casais, para ajudar ambos os parceiros a aumentar a conexão empática e ler as emoções uns dos outros. “Ajudar os parceiros a sintonizar emoções negativas pode ser particularmente importante, especialmente para as mulheres, já que compreender o desconforto de um parceiro pode melhorar a satisfação no relacionamento”, diz Cohen.

Fonte: http://hypescience.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário