quarta-feira, 11 de abril de 2012

Fatos históricos do dia 11 de abril


O exílio de Napoleão


Em 11 de abril de 1814, depois de travar batalhas e ver o território francês ser invadido pela Rússia, Napoleão Bonaparte, abandonado por seus generais e parentes, acaba abdicando em Fontainebleau a favor de seu filho de três anos. Posteriormente, parte para o exílio na ilha de Elba.

1713 - Os primeiros tratados de Paz de Utrech são firmados: a união entre Espanha e França é eliminada, e a Inglaterra inicia seu império colonial.
1805 - Rússia e Inglaterra fazem uma aliança, em que se agregam Áustria e Prússia para lutar contra Napoleão Bonaparte.
1814 - Napoleão, abandonado por seus generais e seus parentes, abdica em Fontainebleau a favor de seu filho de três anos e, posteriormente, parte para o exílio na ilha de Elba.
1870 - O general argentino Justo José de Urquiza, governador da província de Entre Rios e ex-presidente da Conferência Argentina.
1882 - Nasce Fernando Frader, pintor argentino.
1908 - Nasce Ana Magnani, atriz italiana.
1916 - Estados Unidos e Nicarágua firmam um convênio. A Nicarágua concede ao país norte-americano o direito exclusivo de construir e explorar um canal interoceânico pelo seu território.
1917 - O Brasil rompe relações diplomáticas com a Alemanha, após submarinos alemães afundarem o barco brasileiro Paraná, nas proximidades da costa atlântica francesa.
1919 - Nasce Raymond Carr, historiador britânico.
1919 - É criada em Genebra a Organização Internacional do Trabalho (OIT), raiz do Tratado de Versalhes.
1929 - A Alemanha nega asilo político para Leon Trotsky.
1935 - Começa a Conferência de Stressa, durante a qual Itália, França e Grã Bretanha concordam na necessidade de manter a independência e integridade da Áustria.
1945 - O campo de concentração nazista em Buchenwald é o primeiro a ser aberto pelas tropas aliadas no fim da Segunda Guerra Mundial.
1946 - Os Estados Unidos reatam oficialmente suas relações com a Argentina.
1948 - O primeiro povoado chileno é ianugurado na Antártida.
1956 - Elvis Presley chega ao primeiro lugar na parada da Billboard com as canções Heartbreak Hotel e I Was The One.
1961 - Tem início em Jerusalém, Israel, o julgamento do criminoso nazista Adolf Eichman, que fora o arquiteto da ¿Solução Final¿, onde seis milhões de judeus foram exterminados. O promotor abriu o processo afirmando: ¿De pé ao meu lado encontram-se seis milhões de promotores¿.
1962 - Termina o processo de mais de mil exilados em Cuba. Fidel Castro exige dos Estados Unidos US$ 62 milhões em troca dos prisioneiros.
1963 - É publicada a encíclica do Papa João XXIII, chamada de ¿Paz na Terra¿, Pacem in Terris. Nela o Papa afirma que ¿cada ser humano é uma pessoa; isto quer dizer, que ele é provido de inteligência e liberdade de ação¿ e que ¿uma injustiça muito séria é cometida por aqueles que tentam exterminar outros povos¿.
1964 - Dez dias depois do golpe militar, o general Castello Branco é eleito indiretamente para a presidência da República.
1968 - A guerra racial eclode nos Estados Unidos depois do assassinato do líder negro Martin Luther King.
1970 - A Apollo 13 é lançada com destino à Lua, mas a explosão de um tanque de oxigênio durante a viagem transforma a missão em uma tentativa de salvar as vidas dos três astronautas. Dias depois, eles voltam à Terra com sucesso.
1977 - Morre Jacques Prevert, poeta francês.
1979 - O presidente Idi Amín Dadá é derrotado em Uganda.
1985 - Morre Enver Hoxha, político albanês.
1990 - O Congresso brasileiro aprova o ¿Plano Collor¿.
1990 - O presidente do Haiti, Prosper Avril, deixa o cargo, devido às pressões da greve geral.
1991 - O Conselho de Segurança das Nações Unidas declara o cessar-fogo oficial da Guerra do Golfo. Isto ocorreu cinco dias após o ditador do Iraque, Saddam Hussein, ter aceito os termos para o fim da guerra.
2001 - Cerca de 50 pessoas morrem esmagadas na África do Sul por causa de um tumulto durante um jogo de futebol em Johannesburgo. As equipes Kaizer Chiefs e Orlando Pirates eram as favoritas ao título do campeonato nacional.


Redação Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário