segunda-feira, 2 de março de 2009

Cães da raça akita

Cultura Japonesa


A raça é originária do norte do Japão. No princípio sua função era a caça, mas posteriormente chegou a ser usado para rinhas, disputas que hoje são proibidas pelo governo.

O Akita é um excelente cão de guarda e um ótimo companheiro, de caráter dócil e afetuoso com a sua família. Entretanto, é muito reservado com estranhos e não faz novas amizades com facilidade.

No Japão, os Akita acompanhavam os samurais na defesa das terras. Bastante observador, o cão reconhece instintivamente o dono, o amigo do dono e também o estranho, a quem ataca quando se torna intruso.

No Japão , uma estátua de um Akita, chamada Chuken Hachi-ko (Leal Cão Hachi), foi levantada nos anos 20, na estação de trem Shibuya em Tóquio. A homenagem é prestada pela lealdade do cão que por anos acompanhou e recebeu seu dono nesta mesma estação, quando ele ia e voltava do trabalho. Depois da morte de seu dono, em 1925, o cão continuou a ir, diariamente, na estação e ficava esperando pelo falecido até que último trem chegasse à meia-noite. Estas visitas duraram 9 anos até a morte de Hachi.
O Akita é um cão muito inteligente, tem um andar enérgico e é bastante imponente. Possui pêlo duro, nem longo e nem curto. A pelagem exterior é dura e reta, e possui um sub-pêlo macio e abundante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário