terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Dez teorias sobre comida saudável que você sempre acreditou que eram verdade (mas não são)


Alimentos frescos são sempre melhor que congelados? Sal marinho tem menos sódio? Ovo vermelho é mais nutritivo que o branco? A Marie Claire americana reuniu algumas das teses mais comuns -e questionáveis- sobre alimentação saudável

Saiba quais são os mitos mais comuns sobre alimentos saudáveis (Foto: Think Stock)

Sabe aquele conselho de mãe sobre não acreditar em tudo que se lê? Pois bem, quando o assunto é alimentação, elas estão certas. Muitos produtos capricham na embalagem, com expressões vagas e pouca informação, para que você acredite estar comendo o que há de mais saudável no mercado -e pagando mais. A Marie Claire americana reuniu dez desses mitos.

Alimentos “frescos” geralmente são produzidos em locais distantes e demoram a chegar nas prateleiras (Foto: Think Stock)

1. Alimentos frescos são sempre melhor que congelados

Ervilhas frescas tem mais vitaminas que as congeladas, certo? Não exatamente. Os tais alimentos “frescos” geralmente são produzidos em locais distantes e demoram a chegar nas prateleiras. Então, o calor, o ar e a umidade que ele enfrenta ao longo deste caminho pode fazer perder nutrientes.

O sal marinho: devido aos cristais maiores, você tende a usar menos (Foto: Think Stock)

2. Sal marinho tem menos sódio

Existe uma grande variedade de sais hoje em dia, mas não é exatamente verdade que um faz melhor a você que outros. Embalagem bonita e termos como “natural” podem ser enganosos. Grama a grama o sal marinho contém tanto sódio que o de mesa. No entanto, devido aos seus cristais maiores, você tende a usar menos.

Vinho tinto: é uma taça mesmo! (Foto: Think Stock)

3. Vinho tinto faz bem para você

Médicos concordam que uma taça de vinho por dia pode trazer diversos benefícios para a saúde, mas há uma palavra-chave nessa frase: “uma”. Uma vez que você excede essa quantidade, pode na verdade neutralizar esses benefícios.

Açúcar mascavo ou o refinado? No fim das contas, a diferença é mínima (Foto: Think Stock)

4. Açúcar mascavo é mais saudável que o refinado

Açúcar mascavo é simplesmente o açúcar refinado que teve melaço reintroduzido na composição. Devido a esse teor de melaço, ele contém minerais, mas em quantidades tão pequenas que a diferença para a saúde é mínima.

Um copo de suco tem mais calorias que um pedaço da mesma fruta (Foto: Think Stock)

5. Suco de frutas natural é o melhor para você

Sucos naturais contém uma grande quantidade da fruta mas, no mundo ideal, optar por uma fruta em vez do suco dela é melhor. Um copo de suco tem mais calorias que um pedaço da mesma fruta e, por outro lado, bem menos fibras. Ou seja, comer a fruta em si fornece muito mais vitaminas e fibras e tente a diminuir a ânsia para ingerir outros alimentos.

Orgânicos são melhores para o meio ambiente? Sim. São mais nutritivos? Não necessariamente (Foto: Think Stock)

6. Comida orgânica é mais saudável

Alimentos orgânicos são a garantia de que você está consumindo um produto sem sabores artificiais, colorantes, edulcorantes, longe de pesticidas e fertilizantes e que não tenham sido geneticamente modificados. Eles são melhores para o meio ambiente? Sim. São mais nutritivos? Não necessariamente. O Departamento de Agricultura dos EUA não fez nenhuma recomendação afirmando que este tipo de alimento é mais saudável que os não-orgânicos.

Isotônicos vão acrescentar calorias depois de uma sessão normal de exercícios (Foto: Think Stock)

7. Hidratar-se com uma bebida isotônica depois da academia é melhor

A não ser que você esteja malhando intensamente por mais de uma hora ou sob um calor extremo, um bom copo d’água é suficiente para matar a sede e repor a quantidade de líquidos perdida. Depois de uma caminhada ou mesmo uma corrida de 30 minutos, consumir isotônicos é só acrescentar mais calorias!

Nem todo pão que não é branco é integral: fique de olho (Foto: Think Stock)

8. Pão escuro é sempre melhor que o branco

Se a fatia de pão é escura, não necessariamente quer dizer que ele é feito com grãos integrais –ele pode simplesmente conter algum corante ou alguma quantidade de farinha integral e não ser mais saudável que o branco. Procure sempre na embalagem a inscrição “grãos integrais” ou “100% farinha de trigo integral” e assegure-se de que os primeiros ingredientes listados são: farinha de trigo integral, aveia, centeio integral, milho de grãos integrais, cevada, quinoa, trigo sarraceno ou arroz integral.

A única coisa que a cor da casca do ovo indica é a cor das penas da ave

9. Ovos vermelhos são mais nutritivos que os brancos

A única coisa que a cor da casca do ovo indica é a cor das penas da ave de onde ele veio. Galinhas brancas põem ovos brancos e as demais colorações põem os ovos avermelhados. Como os vermelhos sempre custam um pouco mais que os brancos, você pode economizar alguns trocados sem comprometer sua saúde.

O termo “natural” na embalagem não significa nada (Foto: Think Stock)

10. Se o rótulo diz “produto natural” deve ser mais saudável

A não ser que o rótulo seja de carne ou ave (indicando que não há adição de sabores artificiais, corantes ou radiação), o termo “natural” não significa nada –é vago e não define nada.


4 comentários:

  1. Oi amigo, que saudades!!!
    Adorei o post, muito interessante!
    Tenha uma ótima semana, abraços e fique com Deus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Arione!!!
      querida amiga!!!
      uma ótima semana para ti também!!!
      beijos

      Excluir
  2. Muito bom o post!
    Sobre os ovos foi uma novidade para mim,rsrs
    Beijos!😘

    ResponderExcluir