quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Cachorros pequenos são menos obedientes do que cães grandes?



Quem nunca se deparou com um cachorrinho enfrentando um cachorro enorme? Muitos cães pequenos têm personalidade forte e sempre fica a pergunta: será que os cachorros pequenos são menos obedientes do que os cães grandes?

Pesquisadores da University of Sydney, na Austrália, realizaram um estudo para tentar desvendar esse mistério. E a conclusão foi de que existe uma relação entre o tamanho do cachorro e seu nível de obediência. Quanto menor o cachorro, pior o comportamento.

A pesquisa foi realizada com 8 mil tutores de cães e os maus comportamentos citados foram: fazer xixi no lugar errado quando fica sozinho, tentar acasalar na perna das pessoas, ficar pulando nas pessoas, implorar por comida e ter dificuldade para ser treinado.

Mas com esse resultado, surge outra pergunta: os cães pequenos nascem desobedientes por natureza ou é culpa de seus tutores, que não adestram corretamente?

A especialista em treinamento canino, Marthina McClay, acredita que as pessoas focam muito na habilidade de prever o comportamento do cachorro de acordo com sua raça, ao invés de pensar nele como um indivíduo.

E Mychelle Blake, adestradora profissional de cachorros, afirma que apesar das raças pequenas se sentirem provavelmente ameaçadas por causa de seu tamanho, o mau comportamento deve ser atribuído ao seu tutor:

"É muito comum para adestradores passarem pela 
experiência de trabalhar com tutores de 
cachorros pequenos que acham que 
ensinar boas maneiras e obediência 
não são importantes para seu cão".

Para saber se você está agindo da maneira certa, veja 5 comportamentos que contribuem para a desobediência do seu cão.

Fonte: Portal do Dog

Nenhum comentário:

Postar um comentário