Google+ Followers

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Fatos históricos do dia 20 de dezembro


Crise na Argentina

Em 20 de dezembro de 2001, a crise argentina atingiu o momento mais grave. O ministro da Economia, Domingo Cavallo, pediu demissão pois o Congresso retirou os poderes especiais que ele havia recebido. Os argentinos sentem a crise no país, com a renúncia do presidente Fernando de La Rua.

1699 - Pedro, o Grande, anuncia a adoção de um novo calendário russo, cujo ano novo começaria em 1º de janeiro, e não mais em 1º de setembro.
1803 - A França vende o Território de Louisiana para os Estados Unidos por US$ 15 milhões.
1805 - Nasce Thomas Graham, químico britânico, conhecido por suas investigações na difusão de gases e líquidos.
1868 - Nasce o industrial norte-americano Harvey Firestone.
1963 - Começa na Alemanha o Julgamento de Auschwitz, em que são julgados 22 ex-guardas do antigo campo de concentração nazista.
1968 - Morre John Ernst Steinbeck, escritor norte-americano, vencedor do prêmio Nobel em 1962.
1973 - Na Espanha, Luis Carrero Blanco, primeiro-ministro e braço direito do ditador Francisco Franco, é assassinado nas ruas de Madri.
1976 - Yitzhak Rabin renuncia ao cargo de primeiro-ministro de Israel.
1979 - Kim Jae-kyu, o mais importante homem do Serviço Secreto da Coréia, é condenado a morte pelo assassinato do presidente Park Chung-hee em Seul.
1982 - Morre Arthur Rubinstein, pianista norte-americano de origem polonesa, famoso por interpretar compositores românticos.
1983 - Ladrões roubam a taça Jules Rimet da sede da Confederação Brasileira de Futebol. O troféu pesava 1,8 kg em ouro puro.
1987 - Um acidente entre um barco e um petroleiro deixa 4.386 mortos no mar das Filipinas. O navio, com capacidade para 1,5 mil pessoas, estava superlotado.
1989 - Os Estados Unidos invadem o Panamá e estabelecem um novo governo no país, mas não conseguem capturar o líder Manuel Antonio Noriega.
1994 - México desvaloriza o peso e inicia o efeito Tequila em todas as economias da América Latina.
1995 - Um avião da American Airlines choca-se com uma montanha e explode na Colômbia, matando 160 pessoas que estavam a bordo. Quatro pessoas e um cachorro sobreviveram.
1995 - Tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) assumem a missão de paz da Organização das Nações Unidas na Bósnia, que estava em guerra civil.
2001 - O presidente argentino Fernando De la Rua e seu ministro da Economia, Domingo Cavallo, renunciam em meio a uma grande crise política e econômica no país. O presidente do Senado, Ramón Puerta, assume o governo provisoriamente.
2001 - Um avião Cessna 560 cai no aeroporto de Zurique. Morrem no acidente o piloto e o co-piloto, as duas únicas pessoas a bordo do aparelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário