terça-feira, 7 de abril de 2009

Teckel (Dachshund)

De origem alemã, o Teckel, também conhecido como Dachshund (cão para caça ao texugo) ou Basset se apresenta em três pelagens: pêlo curto (Kurzhaar), pêlo duro (Rauhhaar) e pêlo longo (Langhaar). O pêlo curto é resultado do cruzamento da raça Bruno du Jura com o Pinscher. Este por sua vez deu origem as outras duas pelagens, o pêlo longo se originou no século XVII do cruzamento do pêlo curto com o Cocker Spaniel e o pêlo duro no fim do século XIX, a partir do cruzamento do pêlo curto com o Schnauzer, o Dandie Dinmont Terrier e o Terrier Escocês. O primeiro padrão foi redigido em 1879. O Deutscher Teckel Club foi criado em 1888. O padrão foi estabelecido em 1925.


Não existe outro cão com características semelhantes ao Teckel e por isso, esta raça tão especial, ganhou um grupo exclusivo, o Grupo 4 na nomenclatura F.C.I. Com três variedades de tamanho e três de pelagem, existem hoje nove diferentes tipos de Teckel.

Atualmente é tido como cão de companhia, mas era usado na caça, principalmente em tocas, utilizando uma técnica curiosa, por ser de baixa estatura, o Teckel consegue entrar na toca de sua presa e expulsá-la de lá, facilitando assim o trabalho do caçador. Inicialmente eram utilizados os de pêlo curto, porém, o pêlo duro passou a ser o preferido nas caçadas devido a proteção extra que a pelagem dá ao cão. Atualmente ainda é utilizado em caças, porém nas cidades passou a seu faro é útil no resgate de pessoas e busca de narcóticos.


De musculatura fortíssima, também são ótimos velocistas. Adoram correr e possuem um fôlego inesgotável. Adaptou-se bem na cidade, mas o exercício é indispensável para mantê-los saudáveis. Devem evitar correr em escadas, subir e descer locais altos comparados com sua estatura, como sofás, poltronas ou camas. Esse tipo de movimentação pode prejudicar sua coluna, devido ao seu longo comprimento, trazendo danos irreversíveis. Para que isso seja evitado, aconselhamos o uso de um pequeno banco ou almofada, como um degrau, auxiliando nas subidas e descidas em móveis. O fortalecimento da musculatura reduz as chances de ocorrerem problemas na coluna. Corridas em terreno plano são suficientes para mantê-los em forma.

O Teckel nem sempre apresenta bom temperamento. É muito independente não aceitando estranhos com facilidade, é lutador, dominante e não descansa enquanto não consegue o que deseja. Late com facilidade sendo um ótimo cão de guarda e alarme. O de pêlo curto é mais ativo, o de pêlo duro é mais rústico e caçador e o de pêlo longo é mais calmo. Todos devem ter desde filhote uma educação firme, mas com ternura.


Seu tamanho varia entre 26 e 37 cm, dividido em três catergorias:

# Kaninchen, inferior a 3,5 kg
# Anão, de 3,5 a 4 kg
# Padrão, de 4 a 9 kg

Sua pelagem divide-se em:

# Pêlo curto, unicolor (fulvo, amarelo-fulvo, amarelo; todas as cores puras ou mosqueadas com pêlos pretos), bicolor (preto castanho, cinza, branco nas extemidades, cor de fogo com marcas sobre os olhos, dos lados do focinho, no peito, na parte superior dos membros, nas patas).
# Arlequim, base da pelagem castanho claro, cinza claro, branco com manchas irregulares castanho escuro, amarelo, amarelo-fulvo ou preto,
# Pêlo duro, todas as cores são admitidas.
# Pêlo longo, a mesma pelagem que o pêlo curto.


História

Alguns haviam teorizado que as raízes do Dachshund voltam ao Egito Antigo, onde gravuras foram feitas com cães de caça de pernas curtas. Mas na encarnação moderna, o Dachshund é uma criação de uma raça de cães européia, e inclui elementos de hounds e terriers da Alemanha, França e Inglaterra. Dachshunds foram mantidos nas cortes reais em toda Europa, incluindo a da Rainha Vitória, que particularmente era apaixonada pela raça.


As primeiras referências verificáveis ao Dachshund vem de livros escritos no começos do século XVIII. Antes disso, existem referências à "cães texugo" e "cães de buraco", mas elas provavelmente se referiam mais aos própositos do que à raça em específico. Os Dachshunds Alemães originais eram maiores que a variedade de tamanho natural de hoje em dia, pesando entre 14 e 18 kg, e originalmente tinham com as pernas retas ao invés de pernas tortas (o Dachshund moderno descende de raças mais recentes). Ainda que a raça era mais famosa para o seu uso em exterminar texugos, Dachshunds também foram geralmente usados para a caça de coelhos e raposas, para localizar cervos, e em grupos eram conhecidos por caçar animais grandes como javalis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário