quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Sakura ( cerejeira )


Elas só florescem uma vez ao ano e dura cerca de uma semana. Suas folhas se vão com a chegada do outono. Os galhos nus enfrentam o inverno para desabrochar em flor na estação seguinte, entre março e abril.
Sakurá (cerejeira), a flor nacional do Japão, é símbolo de felicidade: é na época de seu florescimento que as crianças iniciam o ano escolar, que os recém formados saem em busca de trabalho. O chá de pétalas de sakurá é utilizado em rituais como casamentos e ocasiões festivas. Na época de seu florescimento, são realizadas as festas chamadas de “hanami” (ver as flores), ao ar livre, debaixo das cerejeiras em flor.
Singela e efêmera, a flor sakurá também tem seu lado trágico. Para os antigos samurais não havia glória maior do que morrer num campo de batalha coberto de pétalas de cerejeira. No teatro Kabuki, esse cenário indica que haverá um movimento do vilão ou acontecerá uma tragédia.
Estima-se que, no Japão, existam perto de 200 espécies de cerejeiras, com flores que vão do vermelho ao branco, passando pelo rosa e pêssego.
O florescimento aqui no Japão geralmente é entre o final de março e o começo de abril...
Mas, devido a mudança de tempo no mundo todo, os sakuras estão florescendo cada vez mais rápido. Este ano já está começando agora em alguns locais do Japão...
As flores costumam durar apenas uma semana e os japoneses tem o costume de fazer um piquenique embaixo das àrvores, pois dizem que dá sorte...

2 comentários: