terça-feira, 7 de junho de 2016

Raças de Gato: Bengal – Gato de Bengala


O Bengal é uma raça relativamente recente, descendente direto do leopardo asiático, ou gato-leopardo. O leopardo asiático é um gato selvagem encontrado principalmente no sudeste da Ásia. Também conhecido como Gato de Bengala, trata-se de uma raça híbrida, que tem uma aparência selvagem devido as suas origens, mas, ao mesmo tempo, apresenta o temperamento gentil dos gatos domésticos.

História da raça Bengal – Gato de Bengala

A primeira notícia que se teve do cruzamento de um gato doméstico com um leopardo asiático, foi através de uma publicação em uma revista científica belga, no ano de 1934. Algumas anos mais tarde, um artigo japonês sobre gatos domésticos foi publicado sobre um exemplar que foi mantido como animal de estimação. Mesmo após tornar-se uma raça relativamente popular, contando com mais de 60 mil registros, nem todas as associação e clubes felinos aceitam o Bengal como raça, pois muitas dessas entidades não aceitam o registros de animais híbridos.

Descrição e aparência da raça Bengal – Gato de Bengala

O Bengal, também conhecido como Gato de Bengala, é um gato de tamanho médio a grande, musculoso, robusto, apresentando formato de corpo alongado. Os olhos do gato Bengal são grandes, ligeiramente oblíquos e tem formato ovalado. Todas as cores são aceitas, com exceção do azul e do azul-claro. A cauda do Bengal apresenta comprimento médio, larga na base, afilando em direção a ponta. A pelagem da raça é curta, muito macia, abundante, brilhante e sedosa.

Apresentando um tamanho de médio a grande, o Bengal é uma raça com peso entre 5,5 a 9 Kg, pelo curto e estrutura óssea forte. A cabeça da raça Bengal é relativamente grande, ligeiramente mais longa do que larga e com contornos arredondados. As orelhas tem tamanho pequeno, são arredondadas na ponta e pontiagudas. De perfil, a cabeça apresenta uma ligeira curvatura da fonte até à cana do nariz. As maçãs do rosto são elevadas e destacadas e o focinho é largo e cheio.



Temperamento da raça Bengal – Gato de Bengala

O temperamento do Bengal assemelha-se ao de qualquer outra raça. No entanto, como trata-se de um animal híbrido, somente após a terceira geração que o Bengal adquire um temperamento mais suave, e próximo ao dos gatos domésticos. Em geral, os animais pertencentes às primeiras três gerações (F1-F3) são reservados para fins reprodutivos, e somente os exemplares da quarta geração em diante (F4) são mantidos como animais domésticos.

Fonte: Blog Do Gato

Um comentário: