quinta-feira, 23 de junho de 2016

Raças de Gato: Exótico – Exotic Shorthair


O gato Exótico de Pelo Curto, chamado simplesmente de Exótico, ou ainda de Exotic Shorthair nos países de língua inglesa, é uma raça de gato que possui a aparência do gato Persa, mas com os pelos curtos. Foi resultante do cruzamento do British Shorthair e do American Shorthair com o persa, com a finalidade de se obter um gato de constituição robusta, com pelos curtos e grossos. É semelhante ao Persa, em muitos aspectos, incluindo o temperamento e conformação, com exceção da densa pelagem curta.

Descrição e aparência da raça Exótico

O Exótico é um charmoso gato de tamanho grande, muito parecido com o Persa, mas de pelo curto. O Exótico ideal deve aparentar um gato bem balanceado, com expressão doce e suave, estrutura óssea pesada, e pelo muito cheio e denso, o que acentua a sua aparência arredondada. O exótico tem boa musculatura, sem evidência de obesidade. Os olhos do gato Exótico são grandes, redondos, de cor brilhante, e cheios. São nivelados e distantes entre si, tornando sua expressão muito doce. Ao contrário do Persa, que exige muito no que diz respeito aos cuidados com a pelagem, o Exótico é capaz de manter-se arrumado com pouca assistência de seu dono. Mas é claro que uma escovação semanal é recomendada para remover os pelos soltos e reduzir a queda de pelos. Assim como acontece com outros gatos com características flat-face, é necessário limpar periodicamente o seu rosto, caso contrário as lágrimas podem acabar manchando a pelagem abaixo dos olhos.
Gato Exótico


Temperamento da raça Exótico


O Exótico é um excelente gato de companhia. É muito amigável, brincalhão, carinhoso, e gosta de estar sempre por perto. Mesmo depois de adulto o Exótico continua brincalhão e cheio de vida. Tem uma personalidade calma e gentil, muito semelhante a do gato Persa, mas costumam ser bem mais animados e vivazes que seus antepassado de pelagem longa. Muito curiosos e ativos, os gatos exóticos costumam ser simpáticos com outros animais, incluindo os cães. Não gostam de ficar sozinhos, gostam e precisam da presença e atenção de seu dono e familiares. Em geral, são gatos que demonstram mais afeto do que a maior parte das raças o que os torna excelentes animais de companhia e de colo. Sua natureza tranquila e temperamento essencialmente equilibrado, fazem dos gatos exóticos bons animais para apartamento, no entanto, precisam de uma dose adequada de exercício diário.



Fonte: http://www.blogdogato.com.br/gatos/racas/exotico/

Nenhum comentário:

Postar um comentário