Google+ Followers

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Doenças Predispostas em Cães da Raça Dachshund


O Dachshund enfrenta alguns problemas típicos de raças de cães baixos (condrodistróficos), entre eles tendência à obesidade e problemas de coluna.

A obesidade pode ser controlada fornecendo ao cão alimentos em quantidade adequada e fornecendo uma quantidade satisfatória de exercícios.

Quanto aos problemas de coluna, que muitas vezes estão associados à obesidade, deve-se impedir que o Dachshund salte de lugares altos e/ou ande em pisos escorregadios. Entre os mais comuns estão:

  • Luxação da patela (ruptura de 1 ou dos 2 ligamentos cruzados do joelho), por predisposição genética ou por trauma.

  • Osteofitos ou bico de papagaio, causado pelo crescimento exagerado o osso nos espaços entre as vértebras.

  • Hérnia de disco – causada pela compressão da medula da coluna pelo atrito constante entre as vértebras.


Outro problema comum é a dermatite que pode ser evitada dando-se banhos somente quando for indispensável.

Temos também outros problemas que são predispostos em todas as raças e podem aparecer também no dachshund como: cálculo renal, otite, diabetes, eplilepsia, doenças cardíacas, infecções urinárias...

Alguns desses problemas são de origem genética, portanto o ideal é sempre comprar um filhote com um criador responsável, sério com a sua criação, o qual se preocupa em primeiro lugar com a saúde e a genética de seus cães. Cães saudaveis geneticamente produzem filhotes saudáveis genéticamente na maioria das vezes. Temos as doenças de origem genética que tem caráter recessivo, as quais podem ficar escondidas no gene do animal, e estas são muito bem estudadas e evitadas pelos bons criadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário