Google+ Followers

terça-feira, 2 de julho de 2013

Cuidados Necessários para quem tem um Cachorro da Raça Dachshund


SAÚDE

Em primeiro lugar gostaria de deixar claro que um Dachshund deve ser comprado de um criador sério, responsável, o qual se preocupa em primeiro lugar com a saúde e a genética de seus cães. Isto porque este criador se preocupou desde o acasalamento em produzir filhotes saudáveis geneticamente falando. Ele se preocupou com as doenças que um Dachshund pode ter no futuro e cuidou para que o acasalamento tenha sido cuidadosamente selecionado. Assim, o criador faz um projeto de acasalamentos visando eliminar os problemas e doenças de origem genética.

Isto já é o começo para que você tenha um cãozinho saudável.

PELAGEM

O Dachshund de pêlo curto não exige muitos cuidados com escovações diárias. Uma escovação a cada 3 dias para tirar os pêlos mortos está de bom tamanho. Esta pelagem curta não exige banhos semanais, ao contrário, se dado banhos frequentes a oleosidade da pele é perdida e este cão ficará propenso a problemas de pele, como fungos, sarnas e, principalmente dermatites. O que recomendamos são banhos quinzenais. E bastante cuidado para secar bem a pelagem, principalmente em épocas mais úmidas.

O banho a seco é uma ótima opção.Pode ser dado todos os dias, é muito bom para limpar partes individualmente sujas.

Na verdade que tira a oleosidade não é a água de fato, é o shampoo e os produtos, então se quiser somente molhar o cão não tem problema também. Caso esteja calor só jogue água para refrescar.

O Dachshund de Pêlo Duro e Longo necessitam mais de escovações, principalmente o de pêlo longo, que pode até embaraçar o pêlo no caso de não ser escovado diariamente. Eles precisam de banhos mais frequentes, mas sempre de acordo com a necessidade. Não somos a favor de banhos semanais sem que o cão esteja realmente sujo ou com cheiro ruim.

Receita do Banho Seco: 90% de água, 5% de vinagre, 5% de álcool, colocar uns cravos da india ou canela em pau de um dia pra outro pra tirar o cheiro do vinagre. Molhar um pano torcer e passar em todo o pelo. Faça isso várias vezes. Depois seque com a toalha e escove! Esse banho pode ser até diário, mas 1x por semana é o suficiente ou se preferir uma solução mais forte, pode ser 1/3 de água, 1/3 de álcool, 1/3 de vinagre. Fazer o mesmo procedimento, apenas passe um pano com água limpa para enxaguar, depois seque e escove! Se for fazer diário pode fazer com a solução mais fraca!

Vc também encontra o banho seco para comprar em pet shops, mas o caseiro sai mais barato e é garantido, não tem contra indicação, pode dar todo dia se precisar.

ESPAÇO

Como todo caçador, o Dachshund tem bastante energia para ser gasta, porém é um cão pequeno e se adapta em pequenos espaços como apartamentos. Independente do local onde o cão mora, apartamento, casa ou mesmo uma chácara, os donos precisam dar atenção ao animal mesmo que seja um pequeno período do dia. Em caso de apartamentos descer no mínimo uma vez ao dia é importante para que o cão se distraia, faça as suas necessidades e brinque um pouco. Meia hora de caminhada para cães adultos sempre é bem vindo no caso do dono ter disponibilidade.

O Dachshund não exige atenção grande parte do dia, pois são muito independentes. E se distrai facilmente com um desconhecido jogando uma bolinha ou fazendo carinho. Não são cães tão dependentes do dono, e com isso ficam muito bem em hotéis caso os donos precisem viajar nas férias.

Raça apaixonada por crianças não perdem a oportunidade de correr e brincar com as crianças, independente de conhecidas. Eles são alucinados com as crianças e ficam horas na companhia delas sem perderem a paciencia com as brincadeiras as vezes brutas.

Muitos brinquedos para um filhote é essencial para que ele não mexa nas coisas da casa, principalmente na fase da troca da dentição.

É importante lembrar que o dachshund é um cão condrodistrófico (comprido e de pernas curtas) e deve-se evitar que ele suba e desca muito as escadas e pule de lugares altos. A anatomia de sua coluna facilita uma lesão com mais facilidade do que em raças que não são condrodistróficas.

SOCIABILIDADE

O dachshund se dá muito bem com outros animais, contando que estes animais não queiram brigar com ele. O dachshund não é de procurar briga mas no caso de uma provocação ele não costuma correr. Portanto para a convivência com um dachshund o ideal é um cão de raça amigável também, ou então um cão de sexo oposto ao do seu dachshund.

ALIMENTAÇÃO

Uma ração super-premium é a melhor opção para preservar a saúde nutricional de seu cãozinho. Uma boa ração proporciona uma bela pelagem, uma segurança nutricional no que se refere a vitaminas e proteínas nobres. Um cão bem alimentado dificilmente tem problemas de pele e uma doença oriunda de uma baixa de imunidade. Ração de qualidade é sinônimo de cão com boa imunidade, pelagem saudável e longevidade.

É fato que rações econômicas não tem em suas composições proteínas nobres e os nutrientes necessários para uma alimentação completa para os cães, independente da raça. Quando falamos em proteína não falamos em níveis e sim em qualidade.

Frutas e biscoitos caninos são bem vindos na complementação alimentar dos dachshund caso o dono goste de agradar.

Dachshund idosos tendem a obesidade, e isto deve ser controlado com uma boa ração ligth. Não é uma ração ruim que vai fazer ele emagrecer, e sim uma ração de qualidade que tenha os nutrientes necessários para a absorção correta para o caso da obesidade.



Lia Almeida Machado Pereira (Real Hunter Kennel)



4 comentários:

  1. Querido amigo,

    Não sei o que aconteceu porque nao recebo nenhuma atualização no meu email, de nenhum blog.

    Felizmente, vim ver suas fofuras.

    Estou em busca de um cachorrinho pequeno e simpatico, entao me lembrei de voce e suas preciosas dicas.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi amiga!!!!

      que bom que veio!!!

      que legal!!!

      vai ter um filhotinho!!!!

      fico feliz em ajudar!!!

      beijjos

      Excluir
  2. Ótimas dicas!!
    nós q temos filhotes dessa raça precisamos mesmo saber como cuidar da maneira correta delas!!!
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade Fernanda!!!

      cada raça tem suas características.

      os nossos tem essas tendências e é sempre bom saber né?!

      beijos

      Excluir