sexta-feira, 15 de julho de 2016

Raças de Gato: Sagrado da Birmânia


O Sagrado da Birmânia, também conhecido como Birmanês (não confundir com Burmese ou Burmês), é um gato legendário e misterioso. De porte grande, apresenta uma linda pelagem longa e sedosa. Figura hoje em dia entre as 10 raças de gatos mais populares do mundo.

História da raça Sagrado da Birmânia

Ao que tudo indica, o Sagrado da Birmânia descende dos gatos que eram venerados como deuses nos templos budistas da Birmânia (atual Myanmar), na Ásia, no século 15. Os sacerdotes acreditavam que os fiéis retornavam à Terra na forma de gatos. Há várias descrições da chegada dos primeiros exemplares da raça à Europa. Uma delas foi quando uma gata desta raça foi levada de navio para a França por volta de 1920, e lá chegou como única sobrevivente entre todos os gatos que haviam embarcado. Após sua chegada, cruzou com gatos de outras raças com a finalidade de um aprimoramento genético.

No entanto, a raça como é conhecida hoje, foi desenvolvida a partir de um exemplar chamado “Wong Mau”, um Sagrado da Birmânia levado para os EUA em 1930. Este gato foi cruzado com um gato Siamês, e é ainda provável que tenha havido importações posteriores de gatos vindo da Birmânia. Em meados dos anos de 1930, a raça já se tornara suficientemente pura para ser reconhecida nos Estados Unidos. Em países europeus, a raça foi reconhecida mais tarde, como por exemplo na França, onde foi oficialmente reconhecida como raça somente em 1952. A história da raça, que divergiu durante a última metade da década de 1940, produziu dois tipos distintos de Sagrado da Birmânia: o gato inglês tem um porte mais oriental, e o americano é mais robusto.

Descrição e Aparência do gato Sagrado da Birmânia

Os animais da raça Sagrado da Birmânia são gatos de pelagem longa, musculosos, com movimentação equilibrada. A pelagem não forma nós, nem cachos (com exceção da região do abdômen). As fêmeas são bem menores do que os machos, que podem chegar a pesar até 8 kg, mas sem aparentar obesidade. A cauda é portada ereta. Os olhos do Sagrado da Birmânia são quase redondos, preferencialmente escuros e bem separados, o que dá a face uma expressão muito doce. Os pés devem ser brancos, com quatro luvas perfeitamente simétricas. A pelagem é de média a longa, de textura sedosa.

Possuem cabeça grande e redonda, nariz curto (porém não achatado), e grandes olhos redondos e de coloração azulada. Possui um detalhe nas patas, por isso muitos o chamam de “o gato de luvas”. O corpo é de cor creme bem claro, contrastando com a face, orelhas, pernas e cauda que são mais escuras e podem ter até 17 colorações permitidas. Ele faz parte do grupo de gatos que ostenta marcação branca nos pés, chamadas luvas, cujo formato ideal desafia a criação. O standard do Sagrado da Birmânia é, de acordo com especialistas, um dos mais detalhados e rígidos, dificultando a obtenção de exemplares de maior qualidade. Atualmente existem 40 cores e demais variações aceitas para a raça Sagrado da Birmânia. As mais comuns são o seal (foca), o azul, o chocolate e o Lilás.


Temperamento do gato Sagrado da Birmânia

O temperamento do gato Sagrado da Birmânia é equilibrado. O Sagrado da Birmânia é um gato gentil, ativo, brincalhão, mas tranquilo. Não pede atenção insistentemente mas é carinhoso e gosta de companhia. O Birmanês é um gato para ficar dentro de casa, pois precisa muito estar junto com a família. Possui temperamento dócil e amistoso. O gato Sagrado da Birmânia adora ganhar colo e carinho, e sempre vai fazer o possível para acompanhar os donos por onde eles estiverem.

O Sagrado da Birmânia é muito apegado ao dono e a casa onde vive, é um gato sensível e pode sofrer de depressão quando o dono se ausenta por um período longo. No entanto, com estranhos não é tão afável e pode até mesmo morder. Porém, antes disto, costuma alertar o estranho que insiste em tocá-lo através de um rosnado. Apesar de às vezes se mostrar indiferente e não fazer novas amizades com facilidade, não é considerado agressivo. É um gato sociável, inclusive com crianças e, ao contrário do gato Siamês, não é tão ciumento. Considerado um gato inteligente, acostuma-se rapidamente com os hábitos de toda a família e também costuma se adaptar a outros animais. É ainda, considerado um gato que pode se adaptar em ambientes fechados, como apartamentos ou casas sem quintal.

Um comentário:

  1. Olá! Acabei de achar seu blog e gostei muito!
    Achei uma publicação antiga onde fala sobre sua diabetes. Poderia me ajudar?
    Pretendo ir trabalhar no Japão ano que vem, sou diabética tipo 1. Como funcionam as coisas por ai? É fácil conseguir insulina? Como funciona? É caro para comprar? Se puder, escreve para mim (mariliaselemesimm@hotmail.com).
    Obrigada!

    ResponderExcluir