quarta-feira, 27 de julho de 2016

Raças de Gato: Sphynx


Esta é uma raça de gato que tem uma aparência bem diferente do que as pessoas estão acostumadas a ver. Com um visual “pelado”, o Sphynx também se destaca pelo temperamento amável. Conhecida ainda como Pelado Canadense, a raça Sphynx é reconhecida internacionalmente desde 1998.

História da raça Sphynx

No ano de 1966, uma gata deu a luz em uma propriedade rural em Ontário no Canadá, a uma ninhada, onde um dos filhotes nasceu totalmente sem pelos. Na ninhada seguinte voltou a acontecer o mesmo. A partir daí, estes gatos deram origem a uma nova raça que começaram a ser conhecidos como Moon Cats, em seguida como Canadian naked (pelados canadenses) e finalmente como Sphynx, o nome que é adotado internacionalmente hoje em dia. Muitas criações por todo o mundo começaram então a desenvolver a nova raça para fixar os caracteres e foram realizados cruzamentos sucessivos com outras raças como o Cornish-Rex e o American Shorthair.

Em 1970, a Cat Fanciers’ Association (CFA) concedeu o registro provisório ao Sphynx, mas no ano seguinte esse reconhecimento foi retirado devido a problemas de saúde e dificuldades na criação. A essa altura acreditava-se que o gene associado à falta de pelo era letal, no entanto essa linha de Sphynx acabou por desaparecer.

O Sphynx, tal qual conhecemos hoje em dia, foi desenvolvido a partir de 1975 quando os agricultores Milt e Ethelyn Pearson descobriram um gatinho sem pelos numa ninhada da sua gata, que tinha uma pelagem absolutamente normal. Este gatinho, acasalou com outro exemplar sem pelos, e foram vendidos a uma criadora do Oregon, Kim Mueske, que utilizou-se desses dois exemplares para criar a nova raça.

Em Fevereiro de 1998, o registo do Sphynx foi aceito pela CFA, o que impulsionou consideravelmente a criação da raça. Em 2000, 120 gatos da raça Sphynx estavam inscritos na associação, o que lhe garantia o 33º lugar entre 40 raças reconhecidas oficialmente.

Descrição e aparência da raça Sphynx

O gato Sphynx se destaca por ser muito afetuoso, gostar de ser mimado e por preferir permanecer sempre na presença do dono. O Sphynx é um gato ativo, afetuoso, bastante apegado ao dono. É uma raça leal e, sem dúvida muito inteligente. Os gatos da raça Sphynx são sociáveis, dóceis, capazes de brincar sem demonstrarem nenhum traço de agressividade.

O Sphynx é um gato que desperta curiosidade por onde quer que passe. A aparência esguia e as rugas ao longo do corpo, são características marcantes da raça Sphynx, assim como os olhos e orelhas grandes.


Temperamento da raça Sphynx

O Sphynx é um gato muito afetuoso e pode até mesmo ser considerado ciumento e possessivo, muito apegado ao seu dono. É um gato de temperamento vivaz, sociável, muito inteligente, enérgico, brincalhão, nunca agressivo e adora ser mimado. Quando o dono chega em casa procura imediatamente a sua companhia e recebe-o com demonstrações de carinho e muita brincadeira.

O comportamento do Sphynx é admirável, chegando ao ponto de eleger um dono ao qual se dedicará até o fim de suas vida. A ausência de bigodes, o torna muito desajeitado, às vezes não consegue subir em lugares altos, se desequilibrando facilmente. De acordo com o standard francês, o Sphynx é macaco, cão, criança e gato misturados. Ou seja, gostam de acrobacias, são leais e seguem os humanos para todo o lado, de cauda levantada e felizes da vida. Estão sempre requisitando a atenção dos donos.

Fonte: Blog do Gato

Nenhum comentário:

Postar um comentário