O Brazilian Shorthair, ou Pelo Curto Brasileiro é a primeira raça de gato brasileira a ser reconhecida pela WCF (World Cat Federation).
História da raça Pelo Curto Brasileiro – Brazilian Shorthair
A raça Pelo Curto Brasileiro (Brazilian Shorthair) foi criada no Brasil através do cruzamento entre as raças de pelo curto trazidas por imigrantes europeus, desenvolvendo no país o seu próprio padrão. Bastante conhecido em todo o país, estes animais têm suas origens entre os gatos europeus introduzidos no país na época da colonização. Reconhecido como raça no Brasil, e já conquistando renome internacional, a história do Pelo Curto Brasileiro teve início em 1985, por iniciativa da Federação Brasileira do Gato.
Descrição e aparência da raça Pelo Curto Brasileiro – Brazilian Shorthair
O Pelo Curto Brasileiro é um gato ágil e elegante. É um gato menos robusto do que o European Shothair ou o American Shorthair. Contudo não tem um pelo tão refinado como o Siamês. O Brazilian Shorthair pode ser encontrado numa vasta gama de cores e padrões e a cor dos olhos varia de acordo com a cor da pelagem. O gato da raça Brazilian Shorthair apresenta um tamanho médio, bem proporcionado, é musculoso e elegante. O pelo da raça é curto, brilhante e bem assentado ao corpo. Apresenta textura sedosa e não possui sub-pelo. A cabeça do gato Pelo Curto Brasileiro tem tamanho médio, as orelhas são largas na base e os olhos são grandes, redondos, com coloração correspondente a cor da pelagem. A mistura de raças e a necessidade de sobreviver nas ruas conferiu a estes gatos uma saúde excelente.
Temperamento da raça Pelo Curto Brasileiro – Brazilian Shorthair
Provavelmente, o principal motivo do sucesso desta raça é o excelente temperamento. Sempre ativo e ágil, brincalhão e apegado ao dono, apesar da independência natural, é além de tudo um gato extremamente inteligente. O Pelo Curto Brasileiro é considerado um gato inteligente e também muito brincalhão. O gato desta raça é afetuoso ao ponto de ficar próximo ao dono o tempo todo e segui-lo onde quer que vá. Contudo, não é um gato de um só dono. Gosta de companhia e por isso costuma se afeiçoar a todos com quem partilha a casa. Sua necessidade de atenção é consideradas como alta e, caso não seja satisfeita, pode-se tornar num gato arisco.
Fonte: Blog do Gato
Nenhum comentário:
Postar um comentário